Sexta, 19 Abril 2024

Desenvolvida e lançada em 2008 para ser um livro-razão digital das operações de bitcoins, a tecnologia blockchain é um registro distribuído que descentraliza o domínio das operações e compartilha as informações e transações, que são controladas pelos usuários. Registrando e distribuindo dados e informações, compartilhando fluxos de forma pública e universal, por meio da geração de um índice global para todas as transações, essa revolução tecnológica chegou na logística do comércio marítimo.

Maerks Line blockchain

Dois gigantes do mercado em parceria, Maersk e IBM se juntaram para desenvolver e aplicar a tecnologia Blockchain nas cadeias de suprimento globais. Essa revolucionária plataforma do comércio internacional é focada em baixar custo do transporte, ampliar a visibilidade das informações e reduzir ineficiências dos processos em papel.

Agora será possível compartilhar informações da cadeia de suprimento ponta-a-ponta, entre o dono da carga, o transportado e terceiros participantes da operação. Agilizando os processos de negócio, as transferências de documentos comerciais serão realizadas de forma transparente e segura, para automatizar o desembaraço aduaneiro, o financiamento comercial e muito mais.

Maximizando a utilização dos ativos, melhora o gerenciamento de ativos físicos e financeiros com dados operacionais mais completos e oportunos. Será um fator determinante da agilidade e competitividade dos players do comércio global. Com Blockchain a mercadoria chega com segurança, otimiza as operações e não atrasa.

Entretanto, a necessidade de mudanças significativas ou a substituição completa dos sistemas em uso, por usuários e operadores, irão demandar estratégia de transição incluindo alto custo de investimentos. Decerto, e dentro de pouco tempo, a tecnologia Blockchain vai ser requisito determinante para operar no comércio internacional.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto