O transporte por contêineres agiliza e potencializa o comércio global
É auspiciosa a decisão do Prefeito Municipal de Praia Grande - SP, Alberto Mourão (MDB), de implantar a atividade portuária na sua administração. Ampliar o seu projeto exitoso de cidade balneária, iniciado em 2.000, incorporando hidrovia e porto-indústria profundo, também estendido ao Porto de Santos, como estrutura para agregados regionais. Assim, atender demandas todo tempo, de quaisquer embarcações, origem e destino, otimizando o projeto Andaraguá de condomínios logísticos e suprimento do e-commerce.
Veja Mais: Porto-Indústria de Santos com hidrovias
Geograficamente, o Rio Piaçabuçu, na Praia Grande, deságua no Mar Pequeno, na cabeceira do canal do Porto de Santos. Piaçabuçu vem do tupi e significa Porto Grande. Está localizado próximo da Ponta do Itaipu em mar aberto, para onde já há projeto de porto de água profunda. Trata-se de uma proposta para expandir e modernizar o complexo Portuário de Santos, como Hub-Port de Santos-Praia Grande, com estrutura para produção industrial e receber os navios tecnológicos.
Veja mais: Tempo de refletir e modernizar os portos do Brasil
É neste contexto que também tem destaque a história da navegação por rios e mar, da região de Praia Grande e de outras cidades contíguas e ao Sul, navegando por mar da costa e rios dessa região, movimentando forte exportação de bananas para, principalmente, Europa e Estados Unidos. Época em que foi lançada a cantora Carmem Miranda dançando com chapéu ornado com bananas. Frutas exportadas principalmente pelos navios da Mala Real Inglesa.
Veja mais: Pás eólicas para exportação se fabrica nos portos
Acrescente-se a essa estrutura o campo de aviação, bem como as rodovias e ferrovias que dão acesso à principal hinterlândia produtiva do Brasil. Receber os navios digitais, em águas profundas, vai estabelecer um novo padrão operacional do porto, com aplicação intensiva de tecnologia para a navegação e movimentação de cargas. Com seu espírito empreendedor, perfil realizador e com histórico de projetos avançados, a iniciativa do Prefeito Alberto Mourão, projeta um novo tempo de inovação na região da Baixada Santista.
Veja mais: Complexo aeroportuário oceânico de São Vicente-Praia Grande potencializa Porto de Santos
Esboço do Porto Oceânico na Ponta de Itaipu- Praia Grande.
Finalmente, reformula-se e concretiza o histórico discurso vazio até hoje de implantar as hidrovias da região da Baixada Santista, tema por anos debatido. Alberto Mourão vai contar com as melhores competências portuárias, como a proficiência do Engº Carlos Eduardo Bueno Magano, sobre o potencial portuário da Baixada Santista. Decerto, será uma forma inovadora, de transformar compromissos em realidade. Como aconteceu nos últimos 25 anos da Praia Grande.
Veja mais: A rota, comandante!
Porto Oceânico (Offsore) na Ponta de Itaipu – Praia Grande
Essa nova rede hidroviária também irá permitir a implantação de transportes coletivos por barcos leves, velozes, seguros, modernos e econômicos para transportar pessoas entre as cidades banhadas pelos rios. Portanto, o que faz sentido não é apenas a inovação, mas um novo conceito, uma nova forma de fazer e implantar o projeto. Estrategicamente, excelente oportunidade para atrair investimentos.
Veja mais: Alberto Mourão defende porto de águas profundas em Praia Grande e melhor futuro do Porto de Santos