Ex-prefeito de Praia Grande e candidato a deputado federal apresenta melhor proposta de trabalho, com a visão inteligente que competitividade entre portos não é apenas atracar navios, mas atracar projetos logísticos complexos.
O compromisso do candidato a deputado federal Alberto Mourão com a construção de um porto de águas profundas (offshore) em Praia Grande, cidade da qual já foi prefeito por cinco vezes, é o início de um processo para construir estrutura portuária que supere os limites atuais de Santos para receber navios de grandes calados. Trata-se de uma solução moderna e ágil para conceber o Porto de Santos do futuro para competir no novo comércio marítimo global.
Esboço do Porto Oceânico de Praia Grande.
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* Uma gestão empreendedora para inovar o Porto de Santos
Como prefeito, Mourão promoveu reuniões sobre o estudo profundo e bem detalhado que há do projeto porto oceânico, focado em cargas nobres. Um cenário de política com resultado. Visto que o atual canal de acesso ao Porto de Santos atingiu o seu limite e, assim, não tem os parâmetros dos principais portos mundiais, para receber navios de grandes calados. Condição desfavorável à sua competitividade.
Artigo - Carlos Eduardo Bueno Magano
* O desenvolvimento que precisa chegar aos portos brasileiros
Magano e Bussinger, que compõem a maior autoridade do pensamento sobre o Porto de Santos, enfatizam a importância da qualidade de acessos terrestre e marítimo que possam garantir necessárias ampliações que o comércio requer. Daí a importância da construção do porto oceânico de Praia Grande, que vai, também, gerar caminhos fluviais para as cargas portuárias e fomentar o porto indústria, bem como os condomínios logísticos. Num processo de regionalização das decisões portuárias.
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* Porto-indústria de Santos atrasado 25 anos
O cenário está montado para o debate do Porto do Futuro, das tecnologias 5G e logística blockchain. O denso parque universitário da cidade de Santos e região, entre os melhores do Brasil, constitui um espaço, “marketplace” de ideias, para gerar soluções e aplicar conhecimentos na operação das redes logísticas globais. Bem como, também responder aos impactos da adoção de novas tecnologias e gerar ganhos econômicos e sociais.
Dia a Dia
* Porto-indústria de Santos atrasado 25 anos
Porto oceânico é um caminho impreterível e exitoso para receber os maiores navios globais. Pois o projeto Santos17, se dragar o canal a 17 m, vai garantir lâmina d'água permanente de 15m. Considerando as variáveis que definem a segurança à navegação, o “pé de piloto”, chega-se ao calado teórico médio de 13,7 metros. É hora de construir o Complexo Portuário de Santos-Praia Grande. A carga tem pressa e navegar é preciso.
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