Investimentos em portos predizem o futuro global do comércio (The Economist)
Estender o Porto de Santos às águas profundas, para receber os maiores navios do comércio internacional, de grandes calados e compridos, já tem solução bem estudada e conhecida. Um conjunto de acessos, para navios, passageiros, cargas leves e pesadas, integrando aeroporto, situado nos municípios de São Vicente e Praia Grande, bem próximo e com ligações multimodais com o complexo portuário de Santos.
Veja mais
* Novos diretores do Porto de Santos irão construir túnel submerso e porto oceânico
Discutido e detalhado por quase 15 anos, atende plenamente o problema de profundidade à navegação, como gera soluções para o porto indústria verde, bem como à produção oceânica de hidrogênio-verde. Localizado estrategicamente em relação às estruturas rodoviária e ferroviária, integra a mais importante rede logística sul-americana. Junto à plataforma logística Andaraguá, em adiantado estágio de implantação, impulsionará uma região produtiva junto a um relevante parque universitário, favorável à inovação tecnológica.
Veja mais
* Porto de Santos rumo ao seu destino
Sem sombra de dúvida, essa questão faz parte da pauta de prioridades da nova diretoria da autoridade portuária de Santos. Até hoje e por má gestão, essa estrutura vem sendo implantada com uma lentidão incompatível com o seu importante papel, para o desenvolvimento do Brasil. Quanto às metas, as construções que se espera serem definitivamente inadiáveis, do túnel submerso e do porto oceânico, exigem um cronograma complexo e de muitas etapas. Por isso, é imperativo que o diretor de Infraestrutura da autoridade portuária tenha aptidão à altura dessa missão.
Veja mais
* Cluster das cidades hidroviárias do Porto de Santos
Um fator primordial ao sucesso desses projetos, da ordem de bilhões de dólares, é a atração de financiamentos. Portanto, a sua estrutura gestora deve oferecer segurança da sua qualidade de feitura, quanto da respectiva implantação. Tanto o túnel, quanto o porto oceânico, são ideias bem maturadas, fator relevante e positivo. Nessa linha, há competência nacional para promover os melhores resultados. Decerto, nunca a esperança esteve tão forte, de que as implementações para o Porto de Santos 2050 serão realidades.
Veja mais
* Hora de construir o túnel submerso do Porto de Santos
O engenheiro gênio da vida digital, Sílvio Meira, vem alertando sobre esse apressado porvir, “em tempos de troca de era”. Que já acontece nos grandes portos mundiais. “Um dos diferenciais competitivos mais sustentáveis de um negócio qualquer é a criação de espaço-tempo, no mercado”. Espaço-tempo ao qual já correm atrás os profundos portos do norte e nordeste do Brasil.
Veja mais
* Rumo ao Porto de Santos 2050