Portos são valores patrimoniais altos com uso intensivo de capital
Os processos para autorização de TUP (Terminais de Uso Privativo) são conhecidos pelo prazo extenso e entraves documentais e, assim, repelindo investidores para um setor que é responsável por 95% do escoamento das exportações brasileiras. Alguns empreendimentos esperam 3 a 5 anos pelas licenças que permitem iniciar o processo de construção e operação de um Terminal. Doravante, o objetivo é concluir o processo em até 12 meses.
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Na última terça-feira, dia 18, o Vice-presidente Geraldo Alckimin e o Ministro dos Portos Silvio Costa lançaram o programa Navegue Simples que, nas suas duas primeiras etapas, foca a redução dos gargalos, nas Agências e Órgãos Governamentais que atrasam as outorgas dos TUPs e os arrendamentos de terminais. Assim, fazendo prática do lema do projeto: Inovar para descomplicar. Limitando o papel do governo a sua atribuição necessária.
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De pronto, autorizando iniciativas que fomentam investimentos em projetos estratégicos, como é o caso de R$ 1,6 bilhão no Porto de Suape, na implantação de um terminal de contêineres totalmente eletrificado e início de operação previsto até 2026.Um passo acertado, como marcha do progresso e política de Estado, pela função dos portos para o Brasil de imensa costa. Iniciativa que se constitui em reformas e maior produtividade do porto, alinhando operação e autoridade na construção de um posicionamento competitivo.
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Há muito que fazer para melhorar o desempenho dos portos brasileiros. Na lista “Top 30 Container Ports – 2023”, não consta nenhum terminal do Brasil. Tecnologias como inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e robótica são fatores que tornam mais ágil a movimentação de mercadorias. Consequentemente, pelas pressões globais, esses investimentos são fatores determinantes e mais importantes da vantagem competitiva. Com destaque, na integração da produção e logísticas.
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Portanto, é saudada a implantação da reforma proposta pelo programa Navegue Simples, para agilizar a estratégia corporativa e, consequentemente, fomentar investimentos em terminais portuários. Baseado em leis, decretos, portarias e etapas de reuniões até 2027, bem como incorporando a velocidade da Internet física, como uma nova visão do porto, no seu amplo papel de ponto nodal do comércio marítimo, nas escalas regional e internacional. Condição essencial para o porto do Brasil elevar a sua posição entre os portos do mundo.
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