Domingo, 14 Julho 2024

Deve-se buscar a energia onde ela é abundante.

A super produção da indústria solar chinesa, em que uma fábrica produz 16 milhões de células solares, por dia, derruba preço e aumenta a oportunidade de geração de energia limpa. Lider mundial na produção de equipamento para converter luz solar em eletricidade, a China produziu cerca de 1.000 gigawatts (gw), no ano passado, quase cinco vezes mais do que o resto do mundo. Realidade que afeta, positivamente, o programa Nova Indústria Brasil (NIB), no cumprimento das suas seis missões que norteiam os esforços até 2033.

energia solar 1
Foto: Freepik

Veja mais: Energia solar, condomínios logísticos e política - Portogente

Com o enorme potencial de áreas ensolaradas, um dos maiores do Planeta, considerando a energia como necessidade humana imprescindível, bem como justifica o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), o Brasil dá um passo decisivo rumo à neoindustrialização. A nova política coloca a inovação e a sustentabilidade no centro do desenvolvimento econômico, incentivando a pesquisa e a tecnologia em diversas áreas. Após amplo diálogo entre o governo e o setor produtivo, resultou o texto da nova política industrial que foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Veja mais: Portogente debate a rota da seda através do Brasil - Portogente

Trata-se de uma iniciativa oportuna e consequência do desenvolvimento tecnológico na geração de eletricidade, a partir das energias solar e eólica.. O Brasil dá uma guinada decisiva rumo a um novo modelo de produção. Assim e ampliando os resultados do setor agrícola, fomenta um progresso com cadeias de valor regionais. Uma política ambiciosa e aplicando uma robusta estrutura nacional de conhecimento e competência para atingir os objetivos com sucesso.

Veja mais: Brasil celeiro do mundo movido a energia solar - Portogente

No âmbito dos portos e aeroportos cabe uma ampla abordagem e destacar a Medida Provisória assinada por Lula, garantindo investimentos da ordem de R$ 165 bilhões, em energias renováveis. Há muito que ser feito para que políticas acertadas norteiem e agilizem eficientemente a instalação de energia solar nas estruturas da aviação e portuária. Um desafio que se espera produzir avanços acertados.

Veja mais: Logística para ampliar e incorporar tecnologia - Portogente

A sucessão do presidente do Congresso, deputado Arthur Lira, em fevereiro de 2025, tem como forte candidato o deputado Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos e quem indicou o ministro Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos. Já há intenso rumor de mudanças no ministério, incluindo a participação do PL do Valdemar da Costa Neto. Quem sabe, porém, se o poder criativo dos grandes desafios, sua força catalizadora, não será capaz de desencadear decisões exitosas?

Veja mais: A incerteza do túnel submerso no Porto de Santos - Portogente

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto