Terça, 18 Junho 2024

Na distribuição física importa a sua filosofia de operação (Donald J. Bowersox)

A abordagem da transição ágil de paradigma operacional na movimentação de mercadorias e pessoas no comércio e turismo internacionais, avulta e consolida a importância do conceito logístico porta à porta e destaca, como condição de êxito, a tecnologia inteligente e a energia renovável. Uma maneira de promover desenvolvimento como resultante das culturas de conhecimento e investimento. Os ganhos de produtividade reais fundamentam a meta permanente.

fulwood
Foto: Divulgação

Veja mais: Largada do Porto de Santos rumo ao futuro - Portogente

Entretanto, atingir tais objetivos significa criar condições para mudança organizacional, mobilidade de capital humano e competição efetiva em todos os mercados, como ensina o gênio brasileiro Silvio Meira. Traduzido em progresso, com poucas palavras, intensifica o papel dos recursos humanos, a visão exata deste papel e a importância do investimento no seu desenvolvimento. Visto que “a rede é mais importante do que o seu componente”. Conceitualmente, põe luz na reflexão das novas funções: dos condomínios logísticos, da energia solar, dos transportes e a inteligência artificial. .

Veja mais: Os diferenciais do setor de condomínios logísticos - Portogente

Uso de energia fotovoltaica se mostra muito eficaz em condomínios logísticos. O seu perfil de alto consumo de energia elétrica e a busca constante do setor pelas boas práticas de sustentabilidade fazem a instalação de painéis solares, ou a compra no mercado livre de energia, a solução perfeita para redução de custos. A restrição na emissão de gases do efeito estufa, outra preocupação constante no segmento logístico, é mais um atrativo para adoção da energia solar.

Veja mais: Os diferenciais do setor de condomínios logísticos - Portogente

O processo, que parece cada vez mais natural, de eletrificação das frotas de transporte e o uso de inteligência artificial para otimizar análises de rotas, opções de abastecimento, tráfego e condições climáticas, fortifica a necessidade de utilização de fontes renováveis de energia como solução para movimentação de cargas nos mais diferentes modais. Assim, torna obrigatória essa transformação para que os novos papéis sejam reconhecidos em um novo mundo onde as práticas ESG (ambiente, social e governança – na sigla em inglês) são fundamentais para atingir eficiência.

Veja mais: O Sol a Serviço do Brasil - Portogente

A logística sustentável já não é somente uma possibilidade, é a realidade a nossa frente. Em todo esse processo, o capital humano também tem que ser olhado como parte integrante das mudanças. Parte da redução de custos alcançada, por adoção de práticas inteligentes, tem que reverter em treinamento e aperfeiçoamento de habilidades. Esse investimento sempre retorna com o desempenho de uma equipe motivada e fundamental na aplicação adequada das novas tecnologias.

Veja mais: Logística sustentável: o impacto do ESG no setor de transportes - Portogente

O debate aberto e intensivo do processo em curso, da tendência da movimentação de mercadorias e pessoas no comércio e turismo internacionais, com novas tecnologias e uma vida sustentável, vai fomentar decisões com base nas expectativas de cenários futuros e com conhecimento do ambiente anterior. Novas forças moldarão a transição para a visão contemporânea da cadeia de suprimento interconectada tecnologicamente. Porém, a questão principal não é a tecnologia, mas a política.

Veja mais: Portogente debate a rota da seda através do Brasil - Portogente

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!