Domingo, 14 Julho 2024

O porto segue a perspectiva adequada da sua cadeia de suprimentos

O Porto de Santos vive um momento crítico à luz da pauta do porto do futuro. Sem liderança adequada e desalinhada com o competente quadro técnico concursado, suas decisões priorizam interesses políticos e são alinhadas com um ministro de Portos e Aeroportos escolhido por critério de garantia de votos no Congresso. Uma conjuntura sem competência para promover as mudanças necessárias e acelerar o desenvolvimento portuário.

porto de santos
Foto: Divulgação

Ver mais: Energia solar, condomínios logísticos e política - Portogente

Hoje, a competitividade do principal complexo portuário do País está ameaçada, pela profundidade limitada do seu canal de acesso e pela construção da Rota Bioceânica conectando os oceanos Atlântico e Pacífico. Atualmente, esse complexo portuário não está à altura de receber satisfatoriamente os navios do comércio marítimo dos próximos 25 anos. Por outras razões, não alavanca a região com todo o seu potencial e estreita o seu horizonte.

Ver mais: Portogente debate a rota da seda através do Brasil - Portogente

Assim sendo, é impróprio o contorcionismo da Administração do Porto, para atender ao pleito da prorrogação do contrato de arrendamento da Ecoporto Santos S/A. À vista disso, exige posicionamento público da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e do Tribunal de Contas da União (TCU). Bem como não podem ser omissos o governo municipal e foros envolvidos na definição de estratégias do porto, como é o Conselho de Autoridade Portuária (CAP).

Ver mais: Debater a Antaq e regionalizar os portos - Portogente

Uma das soluções para esse cenário, sem sombra de dúvida, é um novo arranjo, para transformar a atual área de puxadinhos ocupada pela Ecoporto, com o objetivo adequado de implantar um projeto grandioso de contêiner: abrir concorrência, para quem vencer construir o futuro que cabe ao Porto de Santos. Por isso, não há necessidade de a Autoridade Portuária perder mais tempo precioso, “em busca de participação social”, como alega, para justificar a excepcionalidade desfavorável à competitividade operacional.

Ver mais: Largada do Porto de Santos rumo ao futuro - Portogente

Porto é um tema técnico de desafios muito complexos. Daqui para frente, as disputas comerciais a serem enfrentadas pelo Porto de Santos são enormes. Sua localização geográfica exige acomodação, de modo a dar maior produtividade às conexões com grandes mercados como o chinês e às novas logísticas tecnológicas da sua hinterlândia. Daí serem devidos os esclarecimentos republicanos da ANTAQ sobre a continuidade de um contrato vencido e sem a conveniência de ser prorrogado.

Ver mais: Um Porto de Santos aquém do necessário - Portogente

Portanto, a condição atual é desfavorável ao papel que cabe à próxima geração do Porto de Santos, que necessita de um programa plenamente de expansão e com competência mundial. Ao pôr de lado a competência interportuária, ocorre não levar em conta o fato crucial do rendimento portuário afetar, diretamente, a totalidade da competitividade do Brasil.

Ver mais: IA conecta Condomínios Logísticos e o novo tempo do comércio global - Portogente

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto