Sábado, 27 Abril 2024

Hoje, 80% das mercadorias comercializadas globalmente são transportadas em navios (ONU).

A primeira visita do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (sem partido), à sede da Autoridade Portuária de Santos, ocorreu em 21 de setembro último e juntamente com a Secretária de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori. Como era esperado, foi um evento político concorrido, anúncios de intenções e sinalizações. Confirmou o presidente do porto Anderson Pomini no cargo. Como prioridades, confirmou as do seu antecessor: a construção do túnel submerso e a dragagem de aprofundamento do canal para 17 metros. Projetos anunciados por décadas.

Dad 25SET2023Guindaste ao lado de rio. Descrição gerada automaticamente. Foto: Maria Lúcia Silva.

Veja mais
* Niterói constrói caminho para um futuro pujante

Dando potência às suas intenções, avisou que o presidente Lula, em data a ser marcada, irá assinar o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), juntamente com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, abrangendo o túnel submerso ligando Santos ao Guarujá. Também uma sinalização de aproximação do Partido Republicanos ao governo. Em sala fechada, o ministro fez a reunião de praxe com os sindicalistas. E não se esqueceu de colocar o aeroporto do Guarujá, na margem esquerda do porto, no rol de seus desejos. Uma característica rara dentre os portos do mundo. Todavia, há muitos anos, meros anúncios.

Veja ainda
* Desserviço parlamentar contra o Porto de Santos

Ao que pareceu, Silvio Costa desconhece o projeto hidroviário que vem sendo gravemente ameaçado por travessias de rios da região, por pontes executadas pelo governo do Estado de São Paulo. Sem calado aéreo, a reduzida altura impede a passagem de barcaças com contêineres e inviabiliza a integração das hidrovias à logística portuária. Entretanto, é uma logística estratégica e essencial , principalmente ao projeto da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no Porto de Santos, anunciado há mais de 20 anos.

Veja também
* ZPE do Porto de Santos é projeto para a atual diretoria

O ministro assegurou, sem explicar como, uma Autoridade Portuária mais atuante na relação Porto Cidade e valorização das práticas ESG (acrônimo em inglês, na tradução Ambiente, Social e Governança). Para tanto, é urgente que seja adotado um Master Plan (Plano Mestre) dinâmico e permanente, de forma a garantir a sua implantação com qualidade e rigor. Condições para o porto e a sua região se desenvolverem harmonicamente. O projeto municipal Valongo -Paquetá, em curso, ameaça a logística rodoviária no porto.

Veja ainda
* O valor da atual administração do Porto de Santos

Cumprir essa meta no curto prazo de três anos e três meses, entremeados de campanhas eleitorais, faz-se imperativa uma estratégia eficaz, priorizando inovações e insights profundos de como são os processos e como podem ser melhorados. A penúltima diretoria do Porto de Santos saiu algemada pela Polícia Federal e a última foi um fracasso. Portanto, é preciso dar significado a esse desafio e tratá-lo como um sistema de criação de valores.

Veja também
* Portolão começa pelo Porto de Santos

O fato relevante do ministro Sílvio Costa considerar que o Porto de Santos é o melhor ativo portuário do Hemisfério Sul, é uma declaração a exigir responsabilidade e competência. Isto há sobejamente e devem ser postas em prática. São fatores de segurança e forte atrativo de capitais globais, bem como fomento de parcerias. Assim, o presidente Lula poderá anunciar um dos maiores canteiros de obras do Brasil, no porto da sua infância.

Veja mais
* Um museu que conta a história do Porto de Santos

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto