Quinta, 21 Novembro 2024

Hoje, 80% das mercadorias comercializadas globalmente são transportadas em navios (ONU).

A primeira visita do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (sem partido), à sede da Autoridade Portuária de Santos, ocorreu em 21 de setembro último e juntamente com a Secretária de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori. Como era esperado, foi um evento político concorrido, anúncios de intenções e sinalizações. Confirmou o presidente do porto Anderson Pomini no cargo. Como prioridades, confirmou as do seu antecessor: a construção do túnel submerso e a dragagem de aprofundamento do canal para 17 metros. Projetos anunciados por décadas.

Dad 25SET2023Guindaste ao lado de rio. Descrição gerada automaticamente. Foto: Maria Lúcia Silva.

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Dando potência às suas intenções, avisou que o presidente Lula, em data a ser marcada, irá assinar o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), juntamente com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, abrangendo o túnel submerso ligando Santos ao Guarujá. Também uma sinalização de aproximação do Partido Republicanos ao governo. Em sala fechada, o ministro fez a reunião de praxe com os sindicalistas. E não se esqueceu de colocar o aeroporto do Guarujá, na margem esquerda do porto, no rol de seus desejos. Uma característica rara dentre os portos do mundo. Todavia, há muitos anos, meros anúncios.

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Ao que pareceu, Silvio Costa desconhece o projeto hidroviário que vem sendo gravemente ameaçado por travessias de rios da região, por pontes executadas pelo governo do Estado de São Paulo. Sem calado aéreo, a reduzida altura impede a passagem de barcaças com contêineres e inviabiliza a integração das hidrovias à logística portuária. Entretanto, é uma logística estratégica e essencial , principalmente ao projeto da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no Porto de Santos, anunciado há mais de 20 anos.

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O ministro assegurou, sem explicar como, uma Autoridade Portuária mais atuante na relação Porto Cidade e valorização das práticas ESG (acrônimo em inglês, na tradução Ambiente, Social e Governança). Para tanto, é urgente que seja adotado um Master Plan (Plano Mestre) dinâmico e permanente, de forma a garantir a sua implantação com qualidade e rigor. Condições para o porto e a sua região se desenvolverem harmonicamente. O projeto municipal Valongo -Paquetá, em curso, ameaça a logística rodoviária no porto.

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Cumprir essa meta no curto prazo de três anos e três meses, entremeados de campanhas eleitorais, faz-se imperativa uma estratégia eficaz, priorizando inovações e insights profundos de como são os processos e como podem ser melhorados. A penúltima diretoria do Porto de Santos saiu algemada pela Polícia Federal e a última foi um fracasso. Portanto, é preciso dar significado a esse desafio e tratá-lo como um sistema de criação de valores.

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O fato relevante do ministro Sílvio Costa considerar que o Porto de Santos é o melhor ativo portuário do Hemisfério Sul, é uma declaração a exigir responsabilidade e competência. Isto há sobejamente e devem ser postas em prática. São fatores de segurança e forte atrativo de capitais globais, bem como fomento de parcerias. Assim, o presidente Lula poderá anunciar um dos maiores canteiros de obras do Brasil, no porto da sua infância.

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