Porto sem adaptar-se às tendências e sem se modernizar, será abandonado.
Configuração de novas logísticas, potencialização de modalidades de transporte - principalmente nos eixos das ferrovias Norte-Sul e Carajás, uma das maiores ferrovias de passageiros do País - e conectando o terminal marítimo de Ponta da Madeira e os portos de São Luiz e Itaqui, no Maranhão. Está em construção o maior porto brasileiro, nos próximos 30 anos. Em volume, já é pelo minério. Em 16 de junho último, foi inaugurada a Ferrovia Norte-Sul, ligando Maranhão e São Paulo. Está implantado um eixo estruturador com extensão de 2.257 km.
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Compondo esse cenário de competitividade e fator de progresso nacional, no extremo inferior da linha imaginária que cruza áreas da pujante produção nacional, é anunciado um dinâmico canteiro de obras do Porto de Santos, sem ainda ser possível assegurar o seu sucesso necessário. Entretanto, há competência técnica de excelência e, também, aptidão política para conduzir, com êxito, um projeto de governo complexo e intenso. É hora de acontecer o novo tempo do comércio internacional brasileiro.
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Entre os dois extremos, está instituída uma estruturação logística para fluir contêineres e cargas gerais em direção ao norte, cujos portos de grandes marés e, portanto, de maior profundidade, são elementos essenciais nos planejamentos logísticos de longo prazo dos portos do Maranhão. Caso, como a Ferrovia transversal e de Integração Oeste-Leste (FIOL) aproximando os estados de Tocantins, Maranhão, Goiás e Bahia, predomina o foco no transporte de carga e sem tendência ao transporte de passageiros como ocorre, principalmente, na Europa.
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O alcance logístico, com predominância pelas ferrovias, destaca a visão e missão do planejamento de tráfego. Ao analisar o desenvolvimento dos portos maranhenses como ponto nodal, é possível perceber parâmetros estruturantes e essenciais para serem atingidos objetivos de uma excelente estratégia portuária. Tanto na sua implementação, quanto para validar uma boa política de negócios. Portanto, não há tempo a perder no Porto de Santos.
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No Maranhão situa-se a plataforma brasileira de lançamento de foguetes espaciais, de Alcântara. Um centro tecnológico de ponta. Faz bem ao Porto de Santos disputar hinterlândia com o complexo portuário do Maranhão, que compõe o Arco Norte, cujos portos já superam exportação de grãos de Santos. Nessa linha logística, o fluxo de mercadorias movimentadas proporciona vastas oportunidades na atividade típica dos condomínios logísticos.
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O Maranhão de Oportunidades é um programa de desenvolvimento, com modelos econômicos modernos, fomentador de potencialidades industrial, agronegócio e portuária, focando o progresso. No complexo portuário de Santos há também projetos anunciados. Entretanto, preocupa a baixa efetividade das ações, para as quais já existem previsão orçamentária e decisão política.
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