Sábado, 27 Abril 2024

Dad 11SET2023Nada de novo na esfera política. A troca do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB) por Sílvio Costa Filho (Republicanos) é uma estratégia de governo de coalizão imperativa, no arranjo partidário para fortalecer o processo democrático no controle da governabilidade. Entretanto, não será trivial sustentar o otimismo e a robustez de propostas em curso, visando a produtividade dos portos, que motivou o manifesto das federações dos trabalhadores portuários. Decerto, alinhado com o silêncio empresarial.

Veja mais
* Desserviço parlamentar contra o Porto de Santos

O novo ministro encontra os portos imbuídos de avanços já definidos e desejáveis que sirvam de programa para a sua gestão. No caso do Porto de Santos, o túnel submerso e o aprofundamento do canal de acesso, de forma a aumentar a produtividade da navegação. Ele pede licença do seu partido, sem significar que se isola do governador de São Paulo, do mesmo partido. Tarcísio teve um desempenho baixo no ministério de Infraestrutura, mas, como governador de São Paulo, tem interesse de influenciar no Porto de Santos.

Veja ainda
* Em defesa das políticas adequadas aos portos brasileiros

Sílvio Costa é um político experimentado e da boa escola do ex-governador do Pernambuco, Eduardo Campos, fundador do PSB do Márcio França e que faleceu em desastre de avião ao tentar posar na Basse Aérea de Santos, a caminho de um evento portuário. Seu estado tem dois importantes portos: de Recife e Suape. Os resultados pífios das últimas diretorias do Porto de Santos são exemplos da complexidade desse setor, essencial ao desenvolvimento econômico, social e tecnológico do Brasil.

Veja ainda
* O valor da atual administração do Porto de Santos

No caso de Santos, a substituição do Márcio França, político da região, promove uma perda política incomum a ser suprida pelo novo ministro, que poderá contar com o apoio da bem articulada comunidade portuária. Mesmo assim, o histórico político de Sílvio Costa preocupa, ante o desafio de garantir a continuidade da forte energia do seu antecessor e a construção do túnel submerso, realizações sem apelo para um político pernambucano.

Veja também
* Ministro de Portos quer entregar túnel imerso Santos-Guarujá no prazo

Márcio França é uma liderança política regional destacada. Seus vínculos com a região e sua vida pública têm destaque por sua obstinação por concretizar anseios coletivos. Como aprofundar o canal de acesso ao porto e ligar as suas margens com um túnel submerso, obras há muitos anos anunciadas e essenciais para o futuro do Porto de Santos. Que fazer, quando, os interesses regionais, o importante e fundamental são deixados de lado? Com a palavra a comunidade portuária, no seu sentido amplo.

Veja mais
* Práticas ESG para valorizar a comunidade do Porto de Santos

Se há uma certeza prevalente na comunidade portuária de Santos é de que o compromisso de Márcio França com o porto ia se realizar. São demandas quase centenárias do porto e sua região. Na infância, o presidente Lula vendia no Porto de Santos quitutes que sua mãe, Dona Lindu, preparava. Seu pai também era ensacador portuário. É o presidente da república brasileiro com mais tempo de mandato democrático. Na política dos portos, a última palavra é dele.

Veja também
* Novos diretores do Porto de Santos irão construir túnel submerso e porto oceânico

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto