Sábado, 27 Abril 2024

O nível de serviço oferecido ao cliente é o negócio do negócio (Dito popular)

Dad 03JUL2023 túnelEspera-se que o governo do Estado de São Paulo e demais autoridades atendam com presteza e eficiência o requerimento da autoridade portuária de Santos, especificando o envio da documentação relativa aos estudos dos projetos básico e executivo do túnel imerso Santos-Guarujá, realizados, em 2012, pelo Departamento de Estradas de Rodagens (Dersa) e incluem as devidas licenças ambientais necessárias. Tendo em vista que o cronograma da obra prevê o início dos trabalhos em 2024.

Veja mais
* Novos diretores do Porto de Santos irão construir túnel submerso e porto oceânico

Conforme destaca o presidente do Porto de Santos, Anderson Pomini, o Secretário de Estado de São Paulo, Rafael Benin, declarou, no dia 13 último, que a documentação estaria disponível e bastariam os procedimentos realizados, semana passada. Portanto, de acordo com essas declarações oficiais, dentro de 15 dias esses documentos poderão estar de posse da autoridade portuária. Trata-se de um assunto que é pautado, sem consequência, há quase cem anos. Agora, tem o compromisso pessoal do secretário de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB) de construir esse túnel imerso.

Veja também
* Ministro Márcio França dá boas-vindas ao museu do porto na antiga estação ferroviária do Valongo

A causa dessa longa expectativa, por tanto tempo e até agora não concretizada, jamais foi a falta de justificativa dessa ligação, nem a incapacidade técnica de construir a obra necessária. Por anos, a proposta era a ponte.de concreto armado. Tampouco será o primeiro túnel brasileiro imerso. Em 1997, o escritório Figueiredo Ferraz fez um estudo robusto e meticuloso, à altura da sua grife, sobre este tipo de túnel ligando as margens desse porto. Por questões políticas que não foram esclarecidas, a sua construção foi frustrada.

Veja ainda
* Ponte é descartada na ligação das margens do Porto de Santos

O projeto e implantação do Porto de Santos que se conhece teve gestão sediada na Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro. Se concretizado, este túnel imerso será marco de realização regional destacada. Ainda que a firma construtora possa ser estrangeira, a sua conquista será local e política, neste caso, de gestão e resultado, como aconteceu com os Guinle. Há muito a ser construído para a nova conjuntura deste complexo portuário. Para otimizar os seus espaços e seus tempo logísticos. O momento está posto e o túnel imerso é o primeiro passo dessa missão.

Veja também
* Erros conceituais prejudicam dragagem no Porto de Santos

A ligação bioceânica Santos ao Chile, em 2024, é ameaça e oportunidade ao Porto de Santos. De inovação, com novos arranjos e tecnologias, pelas tão faladas e esperadas hidrovias, quanto é o túnel imerso Santos-Guarujá. Conectando os municípios entorno do porto, num processo produtivo, com pauta ESG (sigla em inglês de ambiental, social e governança) e de intensa produtividade, com destaque na produção e utilização de energia verde.

Veja ainda
* Porto de Santos e a rota bioceânica do Atlântico ao Pacífico

Os quatros anos, tempo que geralmente permanece a gestão de uma diretoria do Porto de Santos, devem se constituir numa missão de bater metas, como período de um planejamento estratégico comprometido como os próximos 25 anos. Entretanto, como é o caso do túnel e do aeroporto, esse horizonte temporal extrapola o razoável, por insuficiência de poder e baixa qualidade política no âmbito regional. Desse modo, permanecem obstruídas por décadas as hidrovias da região e contida a competividade do Porto de Santos.

Veja mais
* Pontes de rodovias estaduais de São Paulo impedem a passagem das hidrovias do Porto de Santos

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto