Sexta, 22 Novembro 2024

Governo Lula promete construir futuro glorioso do Porto de Santos

Foi definida a esperada diretoria do principal porto do hemisfério sul, o de Santos. A escolha do engenheiro Carlos Eduardo Bueno Magano, para a Infraestrutura, é o ponto de apoio para alavancar o projeto do governo Lula, de construir o túnel submerso sob o canal de acesso ao porto e concretizar o porto oceânico. Magano é, sem sombra de dúvida, a maior competência técnica planetária sobre o complexo portuário de Santos.

codesp edificio sedeSede da autoridade portuária de Santos (SP). Crédito: Acervo Portogente.

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Com um currículo denso e linear, todo focado em logística portuária, Magano trabalhou quase meio século no Porto de Santos, tendo ocupado cargos relevantes; foi diretor, bem como participou de estudos e consultorias técnicas exitosos que aumentaram a produtividade do porto. Quando se desligou da Codesp, coordenou a construção de terminal pela iniciativa privada. Por tantas características expressivas que o atrelam à atividade do Porto de Santos, com excelentes resultados, é muito acertada a sua indicação para o cargo que vai ocupar.

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Tanto o túnel submerso -para eliminar o trânsito de balsas cruzando perigosamente o fluxo intenso de navios no canal de acesso ao Porto de Santos, como o porto oceânico para receber os maiores cargueiros do mundo, são obras fundamentais para o desenvolvimento nacional; superam resistências, ampliam e agilizam a logística do porto no comércio marítimo internacional. Ao aumentar a escala de movimentação de cargas, reduzir tempos, barateia custos e promove competitividade. Na realidade, hoje é um complexo portuário de grande potencial e desprovido de planejamento robusto.

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Isto, com certeza, agora será feito com foco preciso, base técnica sólida e meta. Ou seja, a única forma de tornar as obras anunciadas, politicamente, em realidade estrutural. A história de muitos séculos do Porto de Santos mostra o potencial produtivo e logístico da sua região no litoral sul em função da atividade portuária. Um deles foi o ciclo da banana. Inovar esses fatos com novas produções verdes, escoadas por redes fluviais existentes – ainda sem navegabilidade - e controladas por tecnologias sofisticadas e ágeis. No novo tempo de blockchain e metaverso.

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Porto de Santos é uma instituição intransigente com cenas de diretores saindo algemados pela Polícia Federal ou o fiasco que se assistiu nos últimos quatro anos, com puxadinhos interesseiros ou contratos arranjados, como é o caso da dragagem, hoje, com a Van Ord. Por isso, deve ser um projeto grandioso. O novo horizonte já está prometido. Não pode ser como foi a enganosa ponte-maquete do candidato José Serra, inaugurada em campanha eleitoral. Portanto, o túnel submerso e o porto oceânico precisam ser construídos. Hoje, completa-se o emblemático período de 100 dias do governo Lula.

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Construir o túnel submerso e o porto oceânico, como obra pública, é tarefa que exige competência. Magano tem credências e paixão para realizar esse desejo regional quase centenário. O presidente Lula fez a fantástica transposição do rio São Francisco. Agora é o momento de o principal porto do hemisfério sul mostrar que não é mais um mero cabide de cargos políticos.

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