Segunda, 29 Abril 2024

Sob qualquer ponto de vista – econômico, político e militar – [o transporte] é, inquestionavelmente, a indústria mais importante no mundo (Congresso nos EUA)

Dad 26JUN2023Quando esteve à frente do ministério da Infraestrutura, hoje de Portos e Aeroportos, o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não produziu qualquer resultado que destaque a sua administração no Porto de Santos, o principal do hemisfério sul, como empreendedora. Entretanto, sua nítida preocupação com a ascensão política insiste em pautas portuárias festivas e conflitantes com o programa do governo Lula. A última, da semana passada, anuncia que vai acelerar a criação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) no complexo portuário santista, tema antigo e urgente no porto, mas que não se ouviu falar nos últimos quatro anos.

Veja mais
* Governador de São Paulo quer atrapalhar túnel submerso ligando margens do Porto de Santos

Porto Indústria é tema que teve impulso com a lei nº 8.402/1992, chamada de Regime Aduaneiro de Drawback, que permite o benefício fiscal de isenção ou suspensão de impostos sobre matéria prima importada e empregada na fabricação de produtos de exportação. Portanto, há muito o assunto é tratado na comunidade portuária santista. E a razão desse inexplicável atraso é devido, principalmente, à falta de ação adequada da autoridade portuária de Santos, no seu papel de fomentador de desenvolvimento.

Veja também
* Porto-indústria de Santos atrasado 25 anos

Tudo indica que a atual diretoria do Porto de Santos tem a visão empreendedora que faltou a anterior, para implementar uma atividade proativa, na busca de otimização do papel fundamental do comércio marítimo, de gerar progresso. Trata-se de um processo de estratégia complexa, da qual o porto é um elo importante para produtividade decorrente de vários fatores de produção. É importante, também, que o governador Tarcísio viabilize a operação da ampla logística hidroviária da Baixada Santista (BS), ligando por água os municípios ao porto. Oferecer navegação de barcaças com contêineres, atualmente impedidas, devido à falta de altura, no calado aéreo das pontes de rodovias estaduais.

Veja ainda
* Aliança investirá U$ 60 milhões na cabotagem brasileira

Desde 2008, no seu papel de think tank, Portogente promove debates abordando a implantação de hidrovias na região do porto. Sem hidrovias, a região da BS não consegue desenvolver todo o seu potencial empreendedor com produtividade e sustentabilidade. O discurso sobre ZPEs do governo do estado, sem sombra de dúvida necessário, só tem sentido se iniciar pela navegação dos rios da região, que totalizam mais de 100 km de cursos d’água e são relevantes como logística do porto de águas profundas, previsto. Caso contrário é arrulho, para adoçar ouvidos.

Veja mais
* Casos de sucesso: projeto Porto-Indústria de Suape

Conectar a região da Baixada Santista ao comércio global com produção inovadora e sustentável possibilita utilizar a mão de obra de 12 universidades locais e ampliar a pauta de exportação do Brasil. Integrar nesse processo hidrovias e aeroporto, possíveis e dificultosos por incompetência administrativa, incrementa a modalidade, aumenta e otimiza os fluxos de insumos e produções, com melhor produtividade e competitividade.

Dad 26JUN2023 2

Veja também
* Relações Porto-Cidade e ESG sobrepostas na gestão do Porto de Santos

Trata-se de um horizonte além de entrada e saída de mercadorias transportadas por água. Está previsto para 2024 a inauguração do corredor bioceânico, ligando o Porto de Santos, no Brasil, aos portos chilenos de Arica e Iquique. Por estes portos chilenos irão escoar por rodovia e ferrovia fluxos de produção do Centro-Oeste brasileiro e que hoje passam por Santos. Um projeto estratégico complexo, que a autoridade portuária deve decidir priorizando o cliente ao eleitor.

Veja ainda
* Barcaças para contêineres fazem o tráfego interno no Porto de Rotterdam

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto