O túnel do Porto de Santos possibilita a continuidade do caminhar nas cidades
Dois editoriais do Portogente, na última semana, sobre o webinar Túnel Submarino do Porto de Santos, alcançaram a posição de líderes entre as mais lidas. Este debate, com a participação do Diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias do Ministério da Infraestrutura, Fábio Lavor, que sinalizou ser possível incluir esse projeto no desenho de desestatização, ampliou o conjunto de razões para escolher o túnel como solução. Foi uma mesa com objetivos produtivos, humanos e sociais.
Editorial
* A ponte da Ecovias não atende ao Porto de Santos
Essa mesa-redonda continuou muito aquecida no Conselho Editorial do Portogente, com abordagens técnicas construtivas. Chama a atenção o fato de haver mais de 100 túneis imersos executados em todo mundo, e no Brasil só tem túneis escavados em solos e em rocha. Portanto, espera-se que o caso da travessia a seco entre as margens do Porto de Santos, no litoral paulista, não seja, mais uma vez, um projeto frustrado.
Cais das Letras | Márcia Costa
* Projeto do túnel no Porto de Santos ganha força
Há estudos feitos pela Figueiredo Ferraz para a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), em 1999/2000, que demonstram a viabilidade econômica de um projeto de túnel nessa travessia, amortizado em 10 anos. Construtivamente, em relação à ponte, a travessia subaquática tem menor extensão, não impacta o espaço aéreo próximo do aeroporto e nem a paisagem. O processo de túnel imerso, construído com vários elementos pré-fabricados, que são transportados até o local de assentamento por flutuação, compete em preço com a ponte e agrega mais mobilidade para a população.
Após quase um século de discussão sobre essa ligação, incluindo o fiasco da maquete de ponte inaugurada pelo candidato à Presidência da República, em 2010, José Serra, o atual debate tem sido objetivo e sustentado por demonstrações robustas. Portogente tem cumprido o seu papel de ser um fórum privilegiado de debates relevantes da movimentação de mercadorias e pessoas, com imparcialidade e comprometido com a solução que melhor atenda aos interesses da sociedade.
Cais das Letras | Márcia Costa
* Engenheiro destaca vantagens técnicas e ambientais de túnel na ligação entre Santos e Guarujá
Indubitavelmente, no caso, a opção ponte não atende às premissas modernas da mobilidade exigida pela comunidade do Porto de Santos. Por isso, está descartada. No estilo realizador do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, é necessário sair para fazer o projeto do primeiro túnel submarino da América do Sul.