Sexta, 17 Mai 2024

Na China, as pessoas produziam bens para o comércio, ao contrário da Europa, que ainda tinha uma economia feudal. (Cargas/Greg Clydesdale)

Dad 22DEZ2022É polêmica a posição manifestada pelo presidente, da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, em ofício enviado ao vice-presidente da República do governo eleito, Geraldo Alckmin. Ao considerar fundamental a manutenção da atual estrutura do ministério da Infraestrutura: de maneira unificada e integrada, com o comando sobre todos os modais do setor, contradiz fatos. Parece que essa alegação não leva em conta a real situação dos portos, que há muito precisa mudar, e o modelo atual de ministério, há década, vem se mostrando ineficaz.

Leia ainda
* Uma gestão para inovar o Porto de Santos

Nas últimas duas décadas, a governança dos portos vem mudando, no mundo. As relações público-privadas buscam ser mais ágeis, com as novas tecnologias da informação, que ampliam a capacidade de monitorar, do dono da carga. A crise financeira num crescendo e escassez global, obrigam os governos a fazerem mais com menos. Talvez o presidente da CNT desconheça a realidade do Porto de Santos, cujas políticas são formuladas pelo modelo de ministério que ele propugna e a sua resultante vai no sentido contrário do desenvolvimento. No que diz respeito a alcançar resultados, metas não foram atingidas, caracterizando uma estrutura dispersa e desintegrada.

Leia também
* Porto de Santos menor do que seu papel

A realidade dos maiores portos do mundo é consequência de gestões competentes, comprometidas com metas no processo de competitividade, com projetos robustos e investimentos intensivos. Propósitos que em 1975 motivaram a criação da extinta Portobrás, cujo período exitoso deu-se na gestão do saudoso engenheiro Arno Oscar Markus. No segundo mandato do presidente Lula, foi criada a Secretaria Especial de Portos, com o papel de assessorar o presidente da República e formular políticas para o desenvolvimento do setor, como foram os programas de dragagem e do porto sem papel, um sistema digitalizado moderno de troca de informações.

Leia mais
* TCU expõe um Porto de Santos com futuro ameaçado

O modelo de ministério de Transportes propugnado pelo presidente da CNT junto ao próximo governo federal, representa os últimos quatro anos ruidosos e de atraso dos portos brasileiros, incluindo um privilégio acintoso, em troca de apoio eleitoral, aos portos do Paraná. Um movimento impulsionando a privatização, que o único processo realizado, e mal-acabado do Porto de Vitória / ES, tem conclusão duvidosa. Em poucas palavras, foi um desmonte dos principais portos brasileiros. Portanto, é fundamental reeditar a SEP do segundo mandato do presidente Lula.

Confira
* Ministério da Infraestrutura conflita com a Cidade de Santos

Vem sendo aventada a hipótese de ser criado o ministério ou secretaria dos Portos e Aeroportos. Não é o ideal, mas se traduz por um significativo avanço na concentração de esforços atrelados a propósito, em que a autoridade portuária tem papel central e o Conselho de Autoridade Portuária – CAP deve reconquistar o seu papel deliberativo, bem como fortalecer a participação da comunidade do porto. Pautas essas que são mais bem negociadas no âmbito de um setor ad hoc, cuja finalidade é fomentar produtividade no porto. Um debate em que portos e CNT, juntamente, têm a mesma realidade a tratar, da movimentação mais ágil de mercadorias e pessoas nas logísticas intermodais, por terra, ar e água.

Leia ainda
* Luz sobre a realidade da desestatização do Porto de Santos
* CNT apoia manutenção unificada de Ministério responsável pelos Transportes e Infraestrutura

Portogente, líder entre os concorrentes, amplia essa conversa na web. A produtividade do comércio marítimo do Brasil será o grande trunfo para um enfrentamento exitoso da turbulência na economia global que se aproxima. Para conquistar novas oportunidades e fortalecer relações com mercados globais, portos produtivos são determinantes, para entregar no tempo certo e por menor custo. Esse debate aberto, sem fronteiras e conectando o mundo, tem início no pé desta página.

Leia mais
* Os portos e as logísticas na visão do PT: respostas ao Portogente

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto