Quinta, 18 Abril 2024

A característica central da Próxima Sociedade, assim como das suas predecessoras, serão novas instituições e novas teorias, ideologias e problemas. (Peter Drucker)

A estrada de ferro não introduziu movimento, transporte, roda ou caminhos, mas acelerou e ampliou a escala das funções humanas anteriores. A tecnologia é a mudança de escala, cadência ou padrão. Esse é o motivo de hoje e amanhã estar ocorrendo, em Valência, Espanha, a Conferência ESPO. – Organização Europeia de Portos Marítimos, em português, para, principalmente, debater como se preparar para um futuro digitalmente inteligente e neutro em carbono. O Porto de Santos é desafiado a ser referência desse novo padrão.

dad 02ABR2020

Leia também
* Novo secretário de portos representa avanços para o Porto de Santos

Recentemente, Portogente promoveu o webinar Condomínios Logísticos na Era da Tecnologia, um debate com um representante da dataRain, braço tecnológico da Amazon. Ele expôs sobre tecnologia e conectividade global na distribuição física através dos portos, focando o de Santos. Para além da racionalidade instrumental, este portal da web está lançando uma campanha de apoio à instalação da Faculdade de Tecnologia - Fatec Santos (Antonio Rubens Lara), no histórico prédio da Hospedaria dos Imigrantes, junto ao porto.

Assista
Condomínios Logísticos na Era da Tecnologia

Essa instalação da Fatec foi compromisso assumido pelos, então, prefeito Paulo Alexandre Barbosa e governador Márcio França. A cidade conta com uma estrutura de 12 Universidades e o Parque Tecnológico Engº Luiz Antonio Mesquita. Uma condição excelente para pesquisa e implantação de inovações, bem como preparar recurso humano para suprir as demandas do principal porto do Brasil. Decerto, um ambiente de ciência pura e aplicada, para automação, informação e produção ágeis, com energia verde.

Leia também
* Cursos em energias renováveis nas Etecs e Fatecs

Muitos postos de trabalhos deverão ser substituídos e, num processo de expansão, consolidar competitividade e excelência. Entretanto, um ambiente de conhecimento bem planejado dissemina esse estímulo aos demais segmentos da sociedade, para gerar novos tipos de atividade, como se assiste nos principais complexos portuários do Hemisfério Norte e suas hinterlândias, já bem avançados nesse processo.

Leia também
* Potencializar o Porto de Santos como nó de rede logística global

Ao voltar o olhar para o passado centenário do Porto de Santos, especialmente a transição do equipamento a vapor para o elétrico e o advento dos contêineres, é possível vislumbrar o desafio à frente, com as novas tecnologias inteligentes. Os parâmetros são os mesmos: ágil e custo. Os investidores serão atraídos por oportunidades com o retorno previsto do seu capital. É papel da atual geração da sua comunidade conquistar o futuro pujante que se avista.

Leia também
* Maersk anuncia ventos bons para o Porto de Santos

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto