A característica central da Próxima Sociedade, assim como das suas predecessoras, serão novas instituições e novas teorias, ideologias e problemas. (Peter Drucker)
A estrada de ferro não introduziu movimento, transporte, roda ou caminhos, mas acelerou e ampliou a escala das funções humanas anteriores. A tecnologia é a mudança de escala, cadência ou padrão. Esse é o motivo de hoje e amanhã estar ocorrendo, em Valência, Espanha, a Conferência ESPO. – Organização Europeia de Portos Marítimos, em português, para, principalmente, debater como se preparar para um futuro digitalmente inteligente e neutro em carbono. O Porto de Santos é desafiado a ser referência desse novo padrão.
Leia também
* Novo secretário de portos representa avanços para o Porto de Santos
Recentemente, Portogente promoveu o webinar Condomínios Logísticos na Era da Tecnologia, um debate com um representante da dataRain, braço tecnológico da Amazon. Ele expôs sobre tecnologia e conectividade global na distribuição física através dos portos, focando o de Santos. Para além da racionalidade instrumental, este portal da web está lançando uma campanha de apoio à instalação da Faculdade de Tecnologia - Fatec Santos (Antonio Rubens Lara), no histórico prédio da Hospedaria dos Imigrantes, junto ao porto.
Assista
* Condomínios Logísticos na Era da Tecnologia
Essa instalação da Fatec foi compromisso assumido pelos, então, prefeito Paulo Alexandre Barbosa e governador Márcio França. A cidade conta com uma estrutura de 12 Universidades e o Parque Tecnológico Engº Luiz Antonio Mesquita. Uma condição excelente para pesquisa e implantação de inovações, bem como preparar recurso humano para suprir as demandas do principal porto do Brasil. Decerto, um ambiente de ciência pura e aplicada, para automação, informação e produção ágeis, com energia verde.
Leia também
* Cursos em energias renováveis nas Etecs e Fatecs
Muitos postos de trabalhos deverão ser substituídos e, num processo de expansão, consolidar competitividade e excelência. Entretanto, um ambiente de conhecimento bem planejado dissemina esse estímulo aos demais segmentos da sociedade, para gerar novos tipos de atividade, como se assiste nos principais complexos portuários do Hemisfério Norte e suas hinterlândias, já bem avançados nesse processo.
Leia também
* Potencializar o Porto de Santos como nó de rede logística global
Ao voltar o olhar para o passado centenário do Porto de Santos, especialmente a transição do equipamento a vapor para o elétrico e o advento dos contêineres, é possível vislumbrar o desafio à frente, com as novas tecnologias inteligentes. Os parâmetros são os mesmos: ágil e custo. Os investidores serão atraídos por oportunidades com o retorno previsto do seu capital. É papel da atual geração da sua comunidade conquistar o futuro pujante que se avista.
Leia também
* Maersk anuncia ventos bons para o Porto de Santos