A Secretaria de Energia e Mineração de São Paulo e o Centro Paula Souza, assinaram um termo de cooperação para implantação de dois cursos para formação de profissionais na área de energias renováveis e eficiência energética nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs). 

O acordo tem duração de 12 meses e prevê a colaboração entre as instituições para desenvolver a matriz curricular de três cursos regulares, que irão capacitar profissionais de nível técnico e superior tecnológico para o mercado.

O curso técnico de Sistemas de Energias Renováveis será oferecido na modalidade semipresencial, com aulas presenciais nas Etecs e em um ambiente virtual com o suporte de um professor orientador. Também será oferecido curso de Especialização Técnica de nível médio de Gestão de Energia, voltado a quem busca obter conhecimentos mais específicos na área. O curso superior tecnológico das Fatecs será o de Gestão de Energia/Eficiência Energética.

“Os novos cursos também terão um papel estratégico na produção de pesquisas para atender às demandas tecnológicas do setor”, destaca a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

A previsão é que as futuras modalidades sejam oferecidas no processo seletivo de 2018. O grupo que está montando a grade curricular definirá também em quais unidades serão disponibilizados esses cursos.

O curso técnico, com duração de três semestres, englobará temas como instalações elétricas, eficiência energética, energias renováveis, sistemas fotovoltaicos e solares térmicos. Já o tecnólogo em Gestão de Energia estará apto a projetar, manter e gerenciar sistemas baseados em energias renováveis nas indústrias, comércios e residências. O profissional também estará capacitado a coordenar programas de uso racional de energia, indicar tecnologias e traçar estratégias para promover a eficiência energética.

0
0
0
s2smodern
powered by social2s