As questões da prática ESG são importantes impulsionadoras de valor corporativo e o investimento evoluirá para uma exploração de como elas criam mudanças no mundo.

Os indicadores de evolução de buscas na web do tema ESG, nos últimos cinco anos, mostram que houve um crescimento de 7 vezes a sua posição desde maio de 2020. Este quadro assegura que a conscientização Ambiental, Social e Governança está evoluindo e enraizando a maneira como vem sendo administrada a empresa na sociedade do século 21. Fruto de sentimentos de informações intensas, esta cultura não tolera retrocesso.

Dad 19MAI2022

Leia também
* Maranhão integra seus portos e impulsiona o progresso

Importante destacar que ESG é uma visão holística e abrangente à toda a cadeia de valor da marca em foco, sob múltiplos papéis, de modo que o marketing na função de destacar a marca não será suficiente para remediar a ausência de ações essenciais. Por exemplo, do financeiro ao operacional do processo de movimentação de mercadorias e pessoas no comércio e turismo internacionais, o recrutamento que discrimina uma força de trabalho.

Leia também
* Práticas ESG para valorizar a comunidade do Porto de Santos

Nessa complexidade de atitudes ocorrem também esforços ESG que não conseguem o retorno nos seus negócios, correspondentes às contribuições que dão para a sociedade com investimentos robustos para serem referência na sustentabilidade. Enquanto, por outro lado, ações do petróleo sobem nas bolsas de valores com a descoberta de um novo poço e divergem na visão de combustível verde. Entretanto, como demonstra o gráfico de buscas na web, este quadro está mudando.

Leia também
* Futuro do Porto de Santos depende do olhar da comunidade

No horizonte dessa mudança, ao se destacar os setores de maior influência no processo de implantação da ESG, o papel governamental é prioritário. E casos, como o licenciamento do navio para depósito de gás no Porto de Santos - próximo à população -, devem ser revistos. Isto é pauta deste debate, principalmente por casos recentes que reforçam a ameaça deste porto junto à cidade de população densa e com área insular menor que 40 km².

Leia também
* ESG no comércio internacional na plataforma Plus Sustentável

O propósito do prêmio PortoESG, que Portogente irá oferecer no dia 8 de julho próximo, é agregar materialidade a esse debate. Em parceria com a universidade e empresa de certificação, o foco é a comunidade do Porto de Santos. Assim, celebrar o melhor em fundos e práticas de marcas que agregam sustentabilidade à movimentação e logística, do maior complexo portuário do Brasil.

Leia também
* O túnel submarino do Porto de Santos

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

O que você achou? Comente