Portos são pontos nodais imóveis, com alta flexibilidade na sua rede multimodal de transporte

O Webinar Semanal do Portogente (WSP) ”O Túnel Submarino do Porto de Santos”, desta terça-feira (22/9), promete ser um marco do processo de decisão pela ligação submersa para as duas margens do principal porto do Hemisfério Sul. Com certeza, essa ligação, idealizada há quase 100 anos, como ponte, há muito já teria sido implantada nos principais portos do mundo. Trata-se de fator de produtividade, reduzir a minutos, percursos hoje percorridos em horas e conectando atividades operacionais.

EurotunelEurotúnel ligando Inglaterra à França. Imagem da internet.

Editorial | Portogente 
Ligação pujante das margens do Porto de Santos

Considerando que a técnica de fazer túnel submerso confirma a eficácia da solução, como aconteceu com o túnel sob o Tâmisa no do início do século 19 e o Eurotúnel, inaugurado em 1994, ligando a Inglaterra à França, sob o canal da Mancha. O Brasil tem engenharia para bem cumprir essa missão. Os custos ponte e túnel não serão o diferencial para a escolha. Tampouco a sociedade pode assentir que interesses politiqueiros prevaleçam sobre os sociais.

Cais das Letras | Márcia Costa 
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O ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas tem se destacado por inovar e realizar na gestão de tão importante setor. Imbuído do espírito de deixar um legado, a autoridade tem buscado soluções com conceitos avançados e que excedem horizonte na busca de investimento. É o caso de utilizar Green Bonds para viabilizar projetos, como é possível no caso do túnel submarino do Porto de Santos, que reduz a emissão de CO2. Tarefa para o futuro concessionário da Codesp.

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Do último estudo de um projeto de túnel para o porto, e não implantado, por volta dos anos 1980, há considerações aproveitáveis sobre funcionalidade e relações, tanto portuárias como urbanas e regionais. Isto irá contribuir para enriquecer os estudos atuais. Financeiramente, há uma questão relevante: será possível a prorrogação do contrato da Ecovias, como investimento cruzado para financiar a ponte, ser utilizada, da mesma forma, para construir o túnel submerso?

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Como se depreende, a construção da ponte ou do túnel é um julgamento a partir dos valores que o sistema porto-cidades inclui. Considerando o tempo decorrido, não é possível ter esperado 93 anos para decidir e não fazer a melhor escolha.

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*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website

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