Terça, 19 Março 2024

Portos são pontos nodais imóveis, com alta flexibilidade na sua rede multimodal de transporte

O Webinar Semanal do Portogente (WSP) ”O Túnel Submarino do Porto de Santos”, desta terça-feira (22/9), promete ser um marco do processo de decisão pela ligação submersa para as duas margens do principal porto do Hemisfério Sul. Com certeza, essa ligação, idealizada há quase 100 anos, como ponte, há muito já teria sido implantada nos principais portos do mundo. Trata-se de fator de produtividade, reduzir a minutos, percursos hoje percorridos em horas e conectando atividades operacionais.

EurotunelEurotúnel ligando Inglaterra à França. Imagem da internet.

Editorial | Portogente 
Ligação pujante das margens do Porto de Santos

Considerando que a técnica de fazer túnel submerso confirma a eficácia da solução, como aconteceu com o túnel sob o Tâmisa no do início do século 19 e o Eurotúnel, inaugurado em 1994, ligando a Inglaterra à França, sob o canal da Mancha. O Brasil tem engenharia para bem cumprir essa missão. Os custos ponte e túnel não serão o diferencial para a escolha. Tampouco a sociedade pode assentir que interesses politiqueiros prevaleçam sobre os sociais.

Cais das Letras | Márcia Costa 
Engenheiro destaca vantagens técnicas e ambientais de túnel na ligação entre Santos e Guarujá

O ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas tem se destacado por inovar e realizar na gestão de tão importante setor. Imbuído do espírito de deixar um legado, a autoridade tem buscado soluções com conceitos avançados e que excedem horizonte na busca de investimento. É o caso de utilizar Green Bonds para viabilizar projetos, como é possível no caso do túnel submarino do Porto de Santos, que reduz a emissão de CO2. Tarefa para o futuro concessionário da Codesp.

Leia também 
Na conquista do Porto Verde

Do último estudo de um projeto de túnel para o porto, e não implantado, por volta dos anos 1980, há considerações aproveitáveis sobre funcionalidade e relações, tanto portuárias como urbanas e regionais. Isto irá contribuir para enriquecer os estudos atuais. Financeiramente, há uma questão relevante: será possível a prorrogação do contrato da Ecovias, como investimento cruzado para financiar a ponte, ser utilizada, da mesma forma, para construir o túnel submerso?

Cais das Letras | Márcia Costa 
Projeto da ponte da Ecovias será entregue em julho ou agosto ao governo federal, afirma Rui Klein

Como se depreende, a construção da ponte ou do túnel é um julgamento a partir dos valores que o sistema porto-cidades inclui. Considerando o tempo decorrido, não é possível ter esperado 93 anos para decidir e não fazer a melhor escolha.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto