Sexta, 26 Abril 2024

"Em política, considerações de grau, de percepção do momento, de aproveitamento de oportunidade ou de detecção do perigo sobrelevam a julgamentos sobre a intenção interior ou a pureza formal das ações concretas." (Marcílio Marques Moreira - O Pensamento Político de Maquiavel)

Se não houve elementos para cancelar o contrato da DTA Engenharia, que venceu um leilão oficial para dragagem do Porto de Santos, no litoral paulista, e que a juíza Federal Alessandra Nuyens Aguiar Aranha, da 4ª Vara Federal de Santos, julgou improcedente o mandado de segurança impetrado pela Van Oord Serviços de Operações Marítimas Ltda, há questionamentos que demandam esclarecimentos do Ministério da Infraestrutura.

Dad 13JUL2020Porto de Busan (Coreia do sul).

Editorial | Portogente 
*Descentralização e isonomia nos portos brasileiros

Este caso abrange o controvertido aditamento de um contrato encerrado havia mais de oito meses, para cobrir o tempo de judicialização - com preço superior - da proposta vencedora da DTA. No entanto, ainda não foram apresentadas razões que desfaçam eventual impressão de um prêmio de consolação oferecido à Van Oord, segunda colocada no leilão, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit).

Editorial | Portogente 
Investigações aguardadas na dragagem do Porto de Santos

No mesmo diapasão, encontra-se o caso do superfaturamento da dragagem do mesmo canal do Porto de Santos pela Dragabrás, controlada pelo grupo belga Deme, revelado por Portogente. Desde a assinatura de um aditamento ao contrato no valor de R$ 18 milhões em 2017, para pagar uma medição não aceita pelo engenheiro fiscal, não foi ainda dado o esclarecimento devido por uma empresa pública. Mas o engenheiro foi transferido imediatamente.

Dia a Dia 
Para onde querem levar os portos brasileiros?

Essa conjuntura de coisas graves não bem elucidadas é tóxica ao processo em curso, de desestatização dos portos de Santos e de São Sebastião. O fato da apuração do caso Dragabrás correr sob sigilo confronta com os princípios elementares da conformidade, definitivos na empresa moderna. Convenhamos que o tempo decorrido foi suficiente para elaborar as explicações devidas. Pois os dados do caso são públicos e bem demonstrados.

Editorial 
Apurações sobre Draga Jato no Porto de Santos acontecem sob sigilo

A desestatização do Porto de Santos é, principalmente, a privatização dos serviços da dragagem por resultado - da manutenção das profundidades de projeto. Do que se percebe de tantas coisas esquisitas, a falta de entendimento pode prejudicar a legitimação dessa oportuna e tão urgente reforma.

Há muitas pedras pelo caminho.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto