Quinta, 18 Abril 2024

Mais do que promessa, a nova fronteira logística do País, o Arco Norte clama por inteligência, planejamento e ação efetiva para dar novo e bom fôlego produtivo ao comércio brasileiro no mundo!

Na metade setentrional do Brasil situa-se um potencial logístico há muito e lentamente em desenvolvimento que, desde o início da Transamazônica, alcança finalmente um estágio operacional para conquistar protagonismo e ser modelador da economia nacional. Comparável ao apogeu da borracha no século 19 e à construção da Ferrovia Madeira-Mamoré, marcos de pujança econômica da região, o Arco Norte é um projeto transformador e ampliador da participação do País no comércio internacional.

600 Arco Norte 2

Opinião | Frederico Bussinger
* Arco Norte: Como transformá-lo em realidade? (*)

Estamos falando em produtividade contínua nos eixos de transporte que levam aos portos situados acima do paralelo 16° S e na criação de valor nas cadeias de suprimentos domésticos e mundiais, viabilizando o sucesso empresarial, com geração de riquezas, empregos e desenvolvimento social. Em busca de tanto tempo perdido, acerta o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas ao concentrar esforços na conclusão de projetos do Arco Norte, adotando escala de prioridades.

Editorial | Portogente 
Marcha fúnebre para a Ferrovia Norte-Sul?

promare arconorte

Com o propósito de evidenciar esse processo e mostrar os fatores de desenvolvimento regional, que correspondem à diversidade das condições de produção e às exigências dos países do comércio internacional, Portogente vai lançar o WebSummit Arco Norte - uma porta para o mundo, no próximo dia 30 de setembro. Tudo levando em conta as competências necessárias ao determinante parâmetro ecológico inerente à região, no contexto de exigentes cláusulas de proteção ambiental nos acordos internacionais de comércio.

Blog | Bruno Merlin
É urgente aumentar a eficiência do escoamento de cargas pelos portos do Arco Norte

Em tempo financeiro global de juros negativos, o Arco Norte estimula projetos inovadores, com oportunidades robustas e fomentadoras de investimentos, por suas características logísticas peculiares de transporte, posição geográfica no mundo e por seu ambiente ecológico. Daí a conveniência de desenvolver o conceito de cluster de cargas na integração das estações de transbordo de Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá e Maranhão.

Opinião | Adriano Judes
* Logística de grãos rumo aos portos do Arco Norte 

Construir uma comunidade portuária do Arco Norte integrada em rede de portos digitais e colaborativos, usando a plataforma blockchain, agiliza, baixa custos e aumenta a competitividade do produto brasileiro no mercado internacional. Evidenciar e debater múltiplos gargalos e a necessária reforma na regulação do setor é o propósito do WebSummit Arco Norte - uma porta para o mundo. O Brasil tem pressa, não pode esperar.

Arco norte
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto