Mais do que promessa, a nova fronteira logística do País, o Arco Norte clama por inteligência, planejamento e ação efetiva para dar novo e bom fôlego produtivo ao comércio brasileiro no mundo!
Na metade setentrional do Brasil situa-se um potencial logístico há muito e lentamente em desenvolvimento que, desde o início da Transamazônica, alcança finalmente um estágio operacional para conquistar protagonismo e ser modelador da economia nacional. Comparável ao apogeu da borracha no século 19 e à construção da Ferrovia Madeira-Mamoré, marcos de pujança econômica da região, o Arco Norte é um projeto transformador e ampliador da participação do País no comércio internacional.
Opinião | Frederico Bussinger
* Arco Norte: Como transformá-lo em realidade? (*)
Estamos falando em produtividade contínua nos eixos de transporte que levam aos portos situados acima do paralelo 16° S e na criação de valor nas cadeias de suprimentos domésticos e mundiais, viabilizando o sucesso empresarial, com geração de riquezas, empregos e desenvolvimento social. Em busca de tanto tempo perdido, acerta o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas ao concentrar esforços na conclusão de projetos do Arco Norte, adotando escala de prioridades.
Editorial | Portogente
* Marcha fúnebre para a Ferrovia Norte-Sul?
Com o propósito de evidenciar esse processo e mostrar os fatores de desenvolvimento regional, que correspondem à diversidade das condições de produção e às exigências dos países do comércio internacional, Portogente vai lançar o WebSummit Arco Norte - uma porta para o mundo, no próximo dia 30 de setembro. Tudo levando em conta as competências necessárias ao determinante parâmetro ecológico inerente à região, no contexto de exigentes cláusulas de proteção ambiental nos acordos internacionais de comércio.
Blog | Bruno Merlin
* É urgente aumentar a eficiência do escoamento de cargas pelos portos do Arco Norte
Em tempo financeiro global de juros negativos, o Arco Norte estimula projetos inovadores, com oportunidades robustas e fomentadoras de investimentos, por suas características logísticas peculiares de transporte, posição geográfica no mundo e por seu ambiente ecológico. Daí a conveniência de desenvolver o conceito de cluster de cargas na integração das estações de transbordo de Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá e Maranhão.
Opinião | Adriano Judes
* Logística de grãos rumo aos portos do Arco Norte
Construir uma comunidade portuária do Arco Norte integrada em rede de portos digitais e colaborativos, usando a plataforma blockchain, agiliza, baixa custos e aumenta a competitividade do produto brasileiro no mercado internacional. Evidenciar e debater múltiplos gargalos e a necessária reforma na regulação do setor é o propósito do WebSummit Arco Norte - uma porta para o mundo. O Brasil tem pressa, não pode esperar.