Quinta, 28 Março 2024

Caros leitores,

 

Hoje, finalizando os portos alemães do Rio Reno, iremos escrever sobre o Porto de Dormagen, na margem esquerda entre Colônia e Dusseldorf, na Alemanha.

 

*************************

 

Atividades econômicas

 

Mapa da bacia do Rio Reno

 

Localizado no baixo Reno, o Porto de Dormagen é um importante porto fluvial para o escoamento de produtos químicos e manufaturados da região, em parceria com os portos de Bonn e Colônia, localizados na margem direita do Rio Reno. O Reno nessa região torna-se um rio de planície e exigiu obras de fixação do leito navegação através da construção de espigões.

 

Espigões para a fixação do canal de navegação

 

A cooperação operacional com os portos de Bonn e Colônia tornaram a região um grande centro multimodal que permite uma conexão rápida e econômica com toda a Europa. O local tem uma grande importância econômica para a Alemanha, toda a Europa e, também, para o resto do mundo, fatores que geraram diversas plataformas logísticas para atender esse grande mercado.

 

Terminal de produtos químicos no Porto de Dormagen

 

Dormagen, como parte desse grande pólo industrial e pela sua posição estratégica em relação às redes rodoviária e ferroviária, tem na hidrovia uma excelente via de ligação com toda a Europa Ocidental.

 

 

Equipamento para movimentação de contêineres em Dormagen

 

A exemplo de outros portos fluviais do Reno, as diversas indústrias ao longo das margens têm a vantagem do embarque direto, fator importante na redução dos custos de transporte.

 

Referências bibliográficas:

 

http://earth.google.fr/

 

www.paulo-zimmer.de-pzhgk-HGK.htm
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!