O porto de Rouen é o ponto de convergência de toda produção agrícola da Normandia e também do norte da França e tem nesses produtos os destaques na movimentação portuária:
• 1º porto europeu na exportação de cereais
• 1º porto francês na movimentação de:
• agro-alimentar e agro-indústria
• fertizantes e adubos
• malte e cacau
• bobinas e pasta de papel
• 2º porto francês na movimentação de açúcar
• 4º porto francês na movimentação de contêineres Com esse potencial, foram movimentadas 22 milhões de toneladas de carga em 2005, gerando 10.000 empregos diretos e 12.000 indiretos. A gestão portuária é do Porto Autônomo de Rouen-Vale do Sena, que é administrado pelas câmaras de comércio das cidades da região. O porto pode receber navios tipo panamax com carga de até 60.000 toneladas e navios full- contêineres de 2.500 TEU.
A profundidade máxima do canal de navegação atinge até 11,90 m em função do nível da maré, que no baixo Sena atinge valores da ordem de 6 a 8 metros. A navegação é toda monitorada pela Estação de Pilotagem do Sena, fato que lhe confere um alto grau de segurança face aos constantes nevoeiros que atingem o vale.
Os terminais de Honfleur e de Jérôme-Radicatel, por se localizarem praticamente no estuário do Rio Sena, têm condições de calado e navegação bem superiores aos demais terminais do Porto de Rouen e se constituem alternativa para o Porto do Havre.
CEREAIS
O porto do Rouen, localizado no centro da Normandia, é o pólo de armazenagem da região, bem como das regiões limítrofes e utiliza adequadamente todos os meios de transportes, ferrovia, hidrovia e rodovia, no deslocamento dos cereais, onde o trigo é o principal grão. Seus múltiplos silos, verticais e horizontais, totalizam mais de 1 milhão de toneladas estáticas, permitem o embarque de grandes navios graneleiros de modo rápido, eficiente e econômico em função de equipamentos modernos de carregamento.
O sucesso na exportação de cereais é resultado também dos excelentes acessos ferroviários que o porto dispõe, os quais permitem a descarga de trens completos em questão de horas, o que resulta numa maior rotação da frota de vagões, que na sua maior parte pertencem aos embarcadores e as agro- indústrias. A navegação fluvial também é importante no transporte de cereais uma vez que a rede fluvial abrange toda a zona de produção.
Outro fator importante que atrai grande contingente de exportadores é a qualidade dos serviços prestados pelo porto e empresas especializadas que abrangem desde a silagem por tipo e qualidade do grão, controle de laboratório das condições ideais de conservação até a colocação nos mercados consumidores mais atraentes economicamente falando.
PRODUTOS FLORESTAIS
O Porto de Rouen é a principal entrada dos produtos florestais: pasta e bobinas de papel produzidos na escandinávia e torras de madeira de lei, infelizmente extraídas na Amazônia Brasileira. O transporte do setor papeleiro é realizado em navio roll-on roll-off, de porte médio 20.000 toneladas, em terminais especializados.
AÇÚCAR E FARINHA DE TRIGO EM SACOS
O Porto de Rouen é especializado na movimentação de produtos alimentícios acondionados em sacaria. Armazéns, correias transportadoras e ship-loaders permitem uma movimentação eficiente dos sacos de açúcar e farinha de trigo.
CACAU
O Porto de Rouen é o principal importador de cacau dos países tropicais, inclusive o Brasil. O produto é desembarcado e processado no próprio porto que dispõe de uma unidade industrial para esse fim.
GRANÉIS LÍQUIDOS
O petróleo também é um produto importante no Porto de Rouen, que abastece diretamente a Normandia.
PASSAGEIROS
Sua localização no Vale do Rio Sena e a possibilidade de receber grandes transatlânticos no coração da Normandia têm tornado o Porto de Rouen o destino de muitos cruzeiros marítimos.
PLATAFORMA INTERNACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO
O Porto de Rouen oferece aos países da América do Sul, da África e da Ásia, todo o sistema de logística disponível em sua Plataforma Internacional de Distribuição, onde as cargas podem chegar rápida e economicamente em qualquer ponto da Europa.
Referências bibliográficas
L' Office National de la Navigation, La voie navigable: une voie d'avenir. Paris: Automedon, 1980. 56p.
Robin, C., Bergeaud, C. Le français par la méthode directe
– Deuxième livre. Paris: Librairie Hachette, 1951. 186p.
Santos, S. dos. Porto de Rouen,São Paulo: Marinha mercante em todo o mundo – O Estado de São Paulo, 24/05/1987. www.rouen.port.fr , consultado em 13 de janeiro de 2006. maps.google.com, consultado em 13 de janeiro de 2006