Caros leitores,
Hoje, iremos falar do porto fluvial de Wiesbaden, localizado na margem direita do Rio Reno, em frente a Mainz, na Alemanha.
*************************
Localização
Rede fluvial da Alemanha,
França, Bélgica e Holanda
Wiesbaden cidade alemã, capital de Hessen, localizada ao pé do Taunus. Antiga capital do Ducado de Nassau foi sede administrativa aliada durante a ocupação da Renânia em 1919 e 1930.
Estação termal, cidade de congressos, centro administrativo, comercial e industrial possui com aproximadamente 300.000 habitantes.
Atividades de lazer junto as margens do Rio Reno em Wiesbaden
Um dos mais importantes centro de turismo do médio Reno, Wiesbaden e Mainz recebem anualmente centenas de embarcações fluviais que operam nos cruzeiros fluviais. Os cruzeiros partem para as cabeceiras do Reno até a Suíça, como também para a foz chegando até a Holanda, em Rotterdam.
Vista aérea do Rio Reno com Mainz
à direita; e Wiesbaden à esquerda
Atividades econômicas
Porto de graneis, grãos e combustíveis, em Amöneburg
Wiesbaden, a exemplo de Frankfurt e Mainz, também é um centro industrial importante o qual dispõe de uma excelente rede rodo-ferroviária e do grande aeroporto internacional de Frankfurt, localizado a menos de 40 quilômetros. A logística de transporte também conta com a hidrovia do Reno e Meno, que liga a região, por via fluvial, aos principais portos da Europa Ocidental.
Além dos insumos para as indústrias, as instalações portuárias movimentam combustíveis, grãos e contêineres.
Atividades industriais em Biebrich
junto à ponte entre Mainz e Wiesbaden
A exemplo de Bonn, Frankfurt e Mainz, a implantação de diversas indústrias ao longo das margens do Reno, permite o embarque direto da fábrica para a embarcação, reduzindo drasticamente os custos de transporte, não ocorrendo a concentração da atividade portuária em um só local.
Atividade industrial e portuária em Wiesbaden
Referências bibliográficas
Grande Enciclopédia Larousse Cultural, São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1988. 6193p.
www.cdu-wesel.de/cms/projekte1/index.php
http://www.kmw-ag.de/download/industriekultur.pdf