Sábado, 27 Abril 2024

Caros leitores,

 

Hoje, iremos falar da cidade e do porto fluvial de Frankfurt, localizado na margem direita do Rio Meno, próximo da foz no Reno, na Alemanha.

 

*************************

 

Localização

 

Rede fluvial da Alemanha,

França, Bélgica e Holanda

 

Frankfurt significa ponto de travessia dos francos (alemães primitivos) no Rio Meno. Os romanos ocuparam a região que foi um importante centro comercial desde o século XI e a primeira feira ocorreu em 1240. Cidade alemã localizada no Rio Meno, com aproximadamente 650.000 habitantes, é a capital econômica da Alemanha, sede do Bundesbank e da bolsa de valores de Frankfurt, que negocia 85% das ações do mercado alemão.

 

Romerberg no centro histórico de Frankfurt

 

Grande centro cultural; Universidade Goethe e museus de belas artes e arquitetura; a cidade também possui belas edificações como a catedral construída entre os séculos XIII e XV.  Tornou-se a capital da Confederação Germânica em 1815 e foi anexada pela Prússia em 1866. Durante a II Guerra Mundial, cerca de 60% da cidade foi destruída.  

 

Edifícios modernos de Frankfurt ao longo do Rio Meno

 

 

Atividades econômicas

 

Terminal ferroviário junto ao porto fluvial de Frankfurt

 

Frankfurt, também é um centro industrial, principalmente na área de eletrotécnica, química e automobilística, sede da Opel, beneficiado pela excelente rede rodoferroviária e pelo grande aeroporto internacional. A hidrovia também tem um papel importante ligando a região, por via fluvial, ao Rio Reno que é a principal hidrovia da Europa Ocidental.

 

A indústria química tem um terminal para graneis líquidos em Offenback.

 

Terminal de produtos químicos em Offenback no porto de Frankfurt

 

A exemplo de Bonn, também em Frankfurt a implantação de diversas indústrias ao longo das margens do Meno, permite o embarque direto da fábrica para a embarcação, reduzindo drasticamente os custos de transporte, não ocorrendo a concentração da atividade portuária em um só local.

 

Atividade industrial e portuária em Fechenheim

 

 

Referências bibliográficas

 

Grande Enciclopédia Larousse Cultural, São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1988. 6193p.

 

germany.archiseek.com/postcards_frankfurt.html

 

http://fr.wikipedia.org/wiki/Francfort

 

http://earth.google.fr/

 

 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!