Continuando a série de artigos sobre geoengenharia, hoje será apresentado mais uma tecnologia inovadora e contraditória, o Cloud Seeding (semeando nuvens).
O Cloud Seeding tem o objetivo de equilibrar o aquecimento global causado pelo aumento de CO2 na atmosfera através da fabricação artificial de nuvens, aumentando assim a quantidade de luz solar refletida para o espaço através das nuvens e produzindo um efeito de resfriamento.
Para conseguir semear nuvens os pesquisadores John Latham e Stephen Salter, da Universidade Manchester & NCAR, projetaram uma embarcação eólica, não tripulada, que expele vapor d’água na atmosfera, e pode ser remotamente guiadas a regiões onde a fabricação de nuvens é favorável (Figura 01).
Figura 01 – Equipamento Semeador de nuvens
Vale lembrar que a solução ideal para o problema do aquecimento global é a redução drástica da queima de combustíveis fósseis. O sistema Cloud Seeding é uma ação mitigatória, pois possibilita apenas que o planeta “ganhe tempo” enquanto os níveis de dióxido de carbono estão sendo reduzidas a um nível aceitável.
Além disso, os pesquisadores afirmam que antes que pudessem justificar a implantação da fabricação de nuvens em escala global precisariam concluir o desenvolvimento da tecnologia necessária, e conduzir experimentos que provem a sua eficácia.
Referências
http://www.mmm.ucar.edu/people/latham/files/Rasch%20Latham%20Chen%202009.pdf
http://news.bbc.co.uk/2/hi/programmes/6354759.stm
Reportagem em inglês sobre o assunto