Quinta, 18 Abril 2024

Continuando as aulas do curso sobre contêineres e em discussões realizadas com pessoas chaves nas discussões sobre portos, percebi que a carga talvez seja o personagem mais importante do processo portuário.

As discussões sobre portos falam sobre dragagem, trabalho, autoridades portuárias e não falam especificamente sobre carga. Entretanto, todas estas questões estão ligadas a carga. A dragagem, por exemplo, busca melhorar canais de entrada e saída nos portos de forma a receber navios com maior calado, para poder transportar maior número de carga. Com relação ao trabalho, sua natureza muda conforme muda o manuseio da carga. Ou seja, a carga é que impulsiona a modernização do setor.

Neste sentido, penso na questão do hub port ou porto concentrador de cargas. Ele é visto como a grande solução dos portos brasileiros, pois dinamizará o comércio exterior e o mercado interno, principalmente as cidades portuárias, que administrarão estes hub ports.

Alguns compartilham da idéia de que um hub port, para poder existir como tal, deve estar situado em uma região próxima ao mercado exportador, ou seja, perto de indústrias e zonas agroexportadoras, perto da carga. Entretanto, penso diferente.

Um hub port, na minha visão, deve estar situado em local próximo a estas regiões, mas também onde haja possibilidade de expansão territorial, ou seja, tenha terras suficientes para abrigar diversos terminais, que atendam públicos gerais e específicos e possam receber o grande fluxo de cargas para importação e exportação que se espera de um hub port.

Para isso, não bastará estar próximo de regiões produtoras. O hub port deverá estar ligado a elas pelos diferentes modais, principalmente o ferroviário, que é de baixo custo e não enfrenta problemas de tráfego. Para isso, o Ministério dos Transportes deverá olhar para os modais de forma interligada e não separadamente. Ferrovias, rodovias, portos marítimos e fluviais devem ser pensados relacionalmente, como complementares e não como excludentes.

Este é o desafio de um hub port. Concentrador de cargas, mas também desenvolvedor dos transportes, tudo isto impulsionado pela necessidade da carga chegar rapidamente e a baixo custo em seu destino final. O hub port é para quem possa investir em todo este processo, afinal ele é importante para concentração da carga, mas apenas a ponta do processo de ida e vinda dela.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!