Quinta, 25 Abril 2024

Na última semana, estive no XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Sociologia e realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na capital do estado. Os congressos são excelentes lugares para acompanharmos a produção científica das áreas, mas, sobretudo, para saber os temas que, no caso da sociologia, a sociedade coloca como urgentes.

 

* A sociedade da capacitação e o fantasma da inutilidade

* Novas qualificações, novas identidades?

 

Interessante notar que diante dos 31 grupos de trabalho existentes no congresso, dois eram dedicados às questões relativas ao mundo do trabalho: Sindicato, Trabalho e Ações Coletivas; Precarização, Solidarismo e Políticas Públicas no Mundo do Trabalho. Os dois grupos reuniram estudiosos do tema trabalho e durante três dias mais de 30 pessoas em cada grupo apresentaram pesquisas em andamento e concluídas sobre a questão laboral. Além disso, foram realizadas mesas-redondas sobre o tema, assim como fóruns de debates.

 

Este dado mostra bem o quanto o trabalho ainda é central na vida dos indivíduos e, principalmente, central para explicarmos a dinâmica social da contemporaneidade. Ou seja, por mais que alguns intelectuais (OFFE, 1995; GORZ, 2003; BAUMANN) falem sobre o fim da sociedade do trabalho e a emergência de uma sociedade de consumo, sem o primeiro é impossível termos o segundo. Entretanto, um ponto colocado por tais intelectuais é que o trabalho ainda está presente, embora sem as características que o fizeram importante para explicar toda a vida social dos indivíduos. O que queremos dizer é que para estes autores é impossível na atualidade explicar a vida social a partir do local que os homens ocupam nas forças produtivas, tal como colocaram Marx e Engels em seu clássico A Ideologia Alemã (2007).

 

Porém, a grande presença de estudiosos do mundo do trabalho no maior congresso de sociologia do Brasil faz com que pensemos que ainda é possível explicar a sociedade pela questão do trabalho. O fim da sociedade salarial, como colocado por Castel (1998), não impede que o trabalho ainda oriente a vida dos indivíduos e a signifique, não descartando a idéia do trabalho como categoria ontológica, ou seja, como inerente ao ser social.

 

O trabalho ainda é inerente ao decorrer da vida na sociedade

 

Desta forma, o XIV Congresso Brasileiro de Sociologia mostrou que o trabalho ainda é categoria sociológica e, mais ainda, categoria social, necessária de ser estudada, compreendida e explicada, visto que os indivíduos não vivem sem trabalho e não concebem suas vidas sem trabalho.

 

Quem quiser ver o programa do congresso e conhecer os trabalhos apresentados, pode acessar a programação dos grupos de trabalho no site oficial.

 

Referências bibliográficas

BAUMANN, Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998.

GORZ, Andre. Metamorfoses do Trabalho: Crítica da Razão Econômica. São Paulo: Annablume, 2003.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome