Quarta, 24 Abril 2024

Hoje, 28/10 é comemorado o dia de São Judas Tadeu. Conhecido como santo dos desesperados ou das causas desesperadas, São Judas Tadeu foi um dos apóstolos de Jesus Cristo, era irmão de Tiago e também primo de Jesus. Mas, vocês devem estar se perguntando: Porque uma cientista vem falar sobre santos? Um cientista para alcançar seus objetivos, ou seja, chegar o mais próximo da verdade, não deve ser cético? Com certeza, como cientista e, principalmente, cientista social, devo encarar este mundo como produto dos homens convivendo socialmente e não como produto de Deus ou de elementos divinos. Já diria Karl Marx e Friedrich Engels em seu célebre A Ideologia Alemã que o próprio Deus é uma criação dos homens. Entretanto, devemos encarar que os tempos não estão fáceis e que talvez pedir uma ajuda divina não faça mal a ninguém.

 

Primeiro, estamos passando por uma crise financeira mundial que causará grandes danos ao capitalismo financeiro global e também a economia brasileira. Os portos, como locais de entrada e saída da produção, estruturas de grande relevância para o comércio exterior, sentirão o baque desta crise. Em segundo e mais premente está a crise do Ogmo de Santos. Esta poderá ter diversas conseqüências, a imediata é a possível suspensão dos pagamentos aos trabalhadores portuários avulsos. Entretanto, como bem lembrado por comentários feitos neste site, segundo a Lei nº 8.630/93, art. 19, §1º, cabe aos operadores portuários responderem pela remuneração dos TPAs, solidariamente com o Ogmo. Então, caso as contas do Ogmo sejam bloqueadas os operadores portuários deverão encontrar formas de realizar o pagamento dos TPAs.

 

Mas, é aqui que mora o perigo. Esta questão abre a brecha esperada pelos operadores portuários para a vinculação total da mão-de-obra. Afinal, o pagamento deverá ser feito pelos operadores a quem, visto que o Ogmo não poderá movimentar o dinheiro? Ou fará via Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), ou diretamente aos trabalhadores e em último caso, via sindicatos de trabalhadores. Neste caso, a vinculação se tornará a via mais fácil para o pagamento. Caso o Sopesp fique responsável, o pagamento e a intermediação da mão-de-obra estarão completamente nas mãos dos empregadores. Por pior que seja o Ogmo de Santos, ainda existe a participação, mesmo que mínima, dos trabalhadores. Sem o Ogmo, os TPAs ficarão entregues aos leões.

 

O desfecho deste caso só o tempo contará. Até lá nos cabe pensar, analisar, torcer e por que não, orar. Sendo hoje dia de São Judas Tadeu, o santo das causas desesperadas, acender uma vela para ele e pedir por tempos melhores não é uma má idéia. Valei-nos São Judas, ajudai os homens de boa vontade! 

        

Referência Bibliográfica

MARX, Karl. E ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!