topo AMA

Prefeitura de Santos defende terminal de cruzeiros na região do Valongo

Prefeitura de Santos defende novo terminal de cruzeiros no Valongo Estrutura mais moderna v...

Leia mais

Projeto Santos + Vivo eleva o patamar de Santos e do Brasil como destino turístico…

Santos + Vivo: complexo turístico com marina, hotel e terminal de cruzeiros recebe aval fed...

Leia mais

A fim de harmonizar os procedimentos e atualizar o modelo do Certificado Fitossanitário (CF) para exportação e reexportação, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou a Instrução Normativa (IN) nº 29, que estabelece as condições para a solicitação e emissão do documento. A medida foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta semana.

 

O CF atesta as exigências fitossanitárias requeridas pelos países importadores para produtos brasileiros de origem vegetal. Com esta norma, o Departamento de Sanidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, cumpre as diretrizes determinadas pela Norma Internacional de Medida Fitossanitária (NIMF 12), de 2011, da Convenção Internacional para a Proteção de Vegetais (CIPV).

De acordo com o coordenador de Fiscalização do Trânsito de Vegetais, Carlos Goulart, antes de solicitar o documento, o exportador deve se informar quanto às exigências do país importador. “É extremamente importante estar atento às regras e checar, nas áreas técnicas de sanidade vegetal das Superintendências Federais de Agricultura (SFAs), se os requisitos podem ser atestados no CF pela autoridade fitossanitária brasileira”.

As novas regras para solicitação e emissão do CF entram em vigor 90 dias após a publicação da IN 29, que ocorreu no último dia 30 de julho.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s