Santos + Vivo: complexo turístico com marina, hotel e terminal de cruzeiros recebe aval federal e mira o futuro da cidade
O projeto Santos + Vivo, terminal multipropósito, prevê a criação de um complexo turístico para o Brasil em Santos, que irá abrigar novo terminal de cruzeiros, hotel, shopping center, centro de negócios e a primeira marina de Santos, em uma estrutura de 294 mil metros quadrados sobre o mar, a partir da Ponta da Praia.
Projeto é o maior empreendimento turístico do litoral brasileiro. Imagem: divulgação
Além do desenvolvimento turístico, o projeto contempla uma série de melhorias para a balneabilidade das praias, para o desenvolvimento do Porto de Santos, o desenvolvimento econômico regional e a projeção de Santos como um case internacional de inovação em engenharia e arquitetura. O projeto foi aprovado na última semana pelo Ministério dos Portos, com investimentos privados previstos de R$ 1,2 bilhão.
“Falando nos aspectos de turismo e economia, são estimados 7.500 empregos, uma injeção enorme de recursos privados na cidade, de impostos para o município e de crescimento do turismo em Santos” — Bayard Umbuzeiro Neto
Liderado pelos empresários Bayard Umbuzeiro Filho e Bayard Umbuzeiro Neto, respectivamente presidente e CEO da Transbrasa, terminal alfandegado do Porto de Santos há mais de 50 anos, o projeto Santos + Vivo será um divisor de águas no turismo de cruzeiro em Santos e no Brasil.
Investimento 100% privado
Bayard Umbuzeiro Neto destaca as vantagens que a cidade terá com a implantação do projeto, que receberá investimentos 100% privados de R$ 1,2 bilhão somente durante as obras. Como terminal multipropósito ele terá operações durante todo o ano, não somente durante a temporada de cruzeiros.
"O Santos + Vivo traz soluções de balneabilidade das praias, proteção da faixa de areia e valorização de toda a Ponta da Praia. O projeto está de acordo com o Zoneamento Urbano de Santos, que define a região como de interesse turístico, já prevendo e mitigando todo tipo de impacto, inclusive de mobilidade urbana".
Crescimento do turismo internacional de Cruzeiros
Em 2023, 31,7 milhões de pessoas realizaram cruzeiros em todo o mundo, com um impacto de US$ 85,6 bilhões no PIB global. A projeção é que este mercado tenha um crescimento de US$ 16,7 bilhões até 2031, um crescimento anual de 7,9%. Até 2036, 67 novos transatlânticos de passageiros entrarão em operação.
“O Santos + Vivo prepara e insere Santos e o Brasil neste cenário, uma oportunidade de crescimento que a cidade e o país precisam aproveitar” — Bayard Umbuzeiro Filho
Aprovações da Antaq e Ministério dos Portos
O Santos + Vivo teve aprovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em 2024 e do Ministério dos Portos em 2025, onde passou por nova análise. Em ambos os casos, a Autoridade Portuária de Santos ofereceu apoio técnico com informações sobre o projeto.
Além disso, o processo de análise da Antaq prevê a consulta prévia às autoridades municipais, processo que foi realizado, com consentimento da Prefeitura em 2023.
Conheça o Santos + Vivo em 10 pontos:
- Todo o projeto é baseado em investimentos privados, sem dinheiro do Poder Público.
- Atende a demanda por passageiros prevista para o Porto de Santos pela Fundação Getúlio Vargas.
- Acelerador do desenvolvimento regional.
- Inserção da cidade no segmento náutico, um novo modelo de negócio para Santos.
- Proteção e engordamento da faixa de areia da praia, especialmente na Ponta da Praia.
- Projeto favorece a balneabilidade das praias santistas.
- Projeto protege a Ponta da Praia do efeito das ressacas.
- Projeto protege o calado e o talude do Canal do Porto.
- Compromisso com o Meio Ambiente e sustentabilidade.
- Espaço será um case de engenharia, arquitetura e urbanismo, totalmente integrado à Ponta da Praia.
Para o presidente da Transbrasa, Bayard Umbuzeiro Filho, o Santos + Vivo é uma oportunidade de projetar Santos para o futuro. "Não podemos cometer o erro de planejar a cidade pensando somente no agora. O Santos + Vivo mira o futuro e atende as necessidades da Ponta da Praia, do turismo, do porto, da cidade e do Brasil para as próximas décadas".