topo AMA

Prefeitura de Santos defende terminal de cruzeiros na região do Valongo

Prefeitura de Santos defende novo terminal de cruzeiros no Valongo Estrutura mais moderna v...

Leia mais

Projeto Santos + Vivo eleva o patamar de Santos e do Brasil como destino turístico…

Santos + Vivo: complexo turístico com marina, hotel e terminal de cruzeiros recebe aval fed...

Leia mais

Os produtores de maçã, nectarina, pêssego, pera e uva devem ficar atentos às orientações do Zoneamento Agrícola publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (21). As recomendações são para o plantio das frutas em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. O zoneamento indica o melhor período para cultivo, municípios aptos, cultivares indicadas e tipos de solo apropriados.

Com base na análise de séries históricas de dados meteorológicos e informações de solo e comportamento das cultivares, é possível identificar as melhores áreas nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul para a produção de maçã com baixo risco de perdas. As orientações estão nas Portarias nº 49, 50 e 51, que apontam o melhor período para o plantio no estado catarinense (11 de junho a 20 de agosto), gaúcho (1º de julho a 31 de agosto) e paranaense (1º de julho a 30 de setembro).

O estudo também orienta a semeadura de nectarina nas Portarias nº 52, 53, 54 e 55. Em Santa Catarina, o período indicado para o plantio é entre 11 de junho e 20 de agosto. No Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, é entre 1º de julho e 31 de agosto. A fruta, que é uma mutação genética do pêssego, se desenvolve melhor em regiões de clima frio.

As indicações para a lavoura de pêssego podem ser consultadas nas Portarias nº 56, 57, 58, 59 e 60. O pessegueiro é uma planta que necessita de períodos frios para o crescimento. Os prejuízos na colheita podem ser controlados com a escolha criteriosa de cultivares resistentes. Em Santa Catarina o melhor período para o cultivo da fruta é entre 11 de junho e 20 de agosto. No Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo, entre 1º de julho e 31 de agosto.

O zoneamento indica o plantio de pera nas Portarias 61, 62, 63 e 64. Fruta de clima temperado, a pera necessita de horas de frio durante o junho e 23 de agosto. No Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, entre 1º de julho e 31 de agosto.

As Portarias nº 65, 66, 67 e 68 orientam o cultivo de uva. O tempo e clima exercem grande influência na cultura da videira, delimitando sua adaptabilidade em diferentes regiões. Os elementos climáticos que mais influenciam o crescimento e desenvolvimento da planta são: radiação solar (luz), temperatura do ar, geada, precipitação pluviométrica (chuva), granizo, umidade relativa e vento. O período indicado parao  plantio, no Paraná, é entre 1º de julho e 31 de dezembro. No Rio Grande do Sul, os períodos variam de acordo com os municípios (verificar a tabela em anexo na portaria). Já em Santa Catarina e São Paulo, entre 1º de julho 31 de agosto.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s