topo AMA

Prefeitura de Santos defende terminal de cruzeiros na região do Valongo

Prefeitura de Santos defende novo terminal de cruzeiros no Valongo Estrutura mais moderna v...

Leia mais

Projeto Santos + Vivo eleva o patamar de Santos e do Brasil como destino turístico…

Santos + Vivo: complexo turístico com marina, hotel e terminal de cruzeiros recebe aval fed...

Leia mais

O Ministério das Comunicações esteve presente no Fórum e Seminário Técnico de Televisão Digital realizado pelo governo da Costa Rica, na capital San José, nos dias 10 e 11 de setembro. Na ocasião, o Brasil aproveitou para discutir propostas de cooperação com o país anfitrião, que adotou o padrão nipo-brasileiro de TV digital (ISDB-T) em 2010.

A cooperação técnica está entre as vantagens oferecidas pelo governo brasileiro a quem adota a tecnologia, desenvolvida pelo Japão e aperfeiçoada pelo Brasil. Ao todo, 12 países já optaram pelo ISDB-T. O acordo permite a capacitação de profissionais em todos os aspectos ligados à implantação da TV digital e ao desligamento do sistema analógico.

Quem representou o MiniCom foi o engenheiro da Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica William Ivo Zambelli. O evento reuniu especialistas em radiodifusão do Brasil, da Costa Rica, do Chile e do Japão.

Além de discutir uma possível cooperação técnica com a Costa Rica, o Ministério das Comunicações apresentou um painel sobre a evolução da nova tecnologia no Brasil e sobre o middleware Ginga, ferramenta brasileira que garante a interatividade na TV digital, permitindo ao telespectador fazer compras, acessar saldos bancários e consultar dados por meio da televisão.

O sinal analógico na Costa Rica será desligado em 2017. No Brasil, a transição será feita em etapas: começa em 2016 e vai até 2018. Antes de dar início ao chamado switch off, termo em inglês que significa o desligamento do sistema analógico, será realizado um teste na cidade de Rio Verde, em Goiás, programado para novembro de 2015.

O cronograma foi definido na portaria n.º 481/2014. A norma define como condição para o desligamento que pelo menos 93% dos domicílios do município que acessem o serviço estejam aptos a receber o sinal digital.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s