topo AMA

Prefeitura de Santos defende terminal de cruzeiros na região do Valongo

Prefeitura de Santos defende novo terminal de cruzeiros no Valongo Estrutura mais moderna v...

Leia mais

Projeto Santos + Vivo eleva o patamar de Santos e do Brasil como destino turístico…

Santos + Vivo: complexo turístico com marina, hotel e terminal de cruzeiros recebe aval fed...

Leia mais

 

O Projeto de Modernização da Gestão Portuária da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) começou na sexta-feira, 15 de agosto, com a primeira reunião do grupo que vai desenvolver o novo modelo de gestão da companhia. A modernização, que integra o Programa Portos Eficientes, já está em andamento nas Companhias Docas do Estado de São Paulo (CODESP) e na Companhia Docas do Pará (CDP).

Atendendo a orientação do novo marco regulatório do setor, a Lei 12.815, a Secretaria de Portos – SEP/PR contratou serviços de consultoria para o desenvolvimento e implementação de melhorias na gestão portuária na CODESP, CDRJ e CDP. O principal objetivo desta ação é promover um salto de qualidade em todo o setor portuário nacional, colocando a administração das companhias docas em um novo patamar de competitividade e eficiência.

O primeiro passo é diagnosticar os processos de negócios das empresas. Serão identificadas oportunidades de melhorias, racionalizando etapas, introduzindo novas ferramentas de tecnologias de informação, propondo integração de etapas e processos na gestão dos portos. Serão produzidos modelos de gestão e administração dos recursos humanos e físicos de cada empresa. O trabalho será desenvolvido de forma coordenada nas três companhias por 12 meses.

O trabalho conta com o acompanhamento de uma equipe especial de assessoria do Governo Federal, liderada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e a participação de outros ministérios, incluindo a Casa Civil e a SEP/PR. Dentro da CDRJ foi instituído o Comitê “Portos Eficientes” para dar suporte e monitorar a consultoria.

Portos Eficientes

O Programa Portos Eficientes é um conjunto de ações que, além da modernização da gestão das companhias docas inclui o Programa Nacional de Dragagem I e II, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sistemas de VTMIS (Vessel Traffic Management Information System), Portolog e Porto 24 horas. Também engloba a expansão da infraestrutura portuária, com os arrendamentos e concessões no âmbito dos portos organizados, as autorizações de Terminais de Uso Privado e as propostas de reequilíbrio de contratos já existentes a partir de novos investimentos oportunidades.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social /  Secretaria de Portos - SEP/PR

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s