A palavra sustentável quase sempre está associada a impactos que a atividade humana

Cada vez mais o termo “sustentabilidade”, vem sendo usado em vários setores e isso se dá pelo fato de que, as pessoas e principalmente as empresas começaram a perceber a necessidade de cuidar dos recursos naturais que a empresa utiliza.



Mobilidade Urbana Sustentável: Desenvolvimento Sustentável



Para que as empresas se tornem cada vez mais sustentáveis, vários incentivos são oferecidos, se focando no setor de transportes, essa busca por sustentabilidade é vista como mobilidade urbana sustentável. A base para isso é o conceito de desenvolvimento sustentável em que o objetivo é definir estratégias, dentro das questões sociais, econômicas e ambientais.

A palavra sustentável quase sempre está associada a impactos que a atividade humana no panorama ambiental, social e desenvolvimento econômico, isso pensando no momento atual e nas gerações futuras.

A avaliação dos impactos é de extrema importância em todos os setores, e as intervenções políticas são necessárias para otimizar e definir os recursos limitados que as cidades se dispõem, com o objetivo de melhorar a competitividade econômica, ambiental e social das cidades.

De acordo com essas questões, a mobilidade sustentável é uma questão essencial, logo, é necessário delimitar os métodos e práticas para atingir os objetivos, devendo ser também delineados, experimentados e divulgados, para melhorar a qualidade dos transportes e da vida urbana.

Para o desenvolvimento sustentável, devemos considerar que para a mobilidade dentro do conceito sustentabilidade, o objetivo pode ser alcançado em duas perspectivas, um com relação a oferta de transporte na situação socioeconômica, o outro atrelado a qualidade ambiental.

Na primeira perspectivas, está relacionado as medidas que podem associar o transporte ao desenvolvimento urbano e também a equidade social, relacionado a movimentação e no segundo podemos citar a tecnologia e também o modo de transporte será utilizado.

Neste contexto, podemos começar uma discussão referente a mobilidade sustentável, na perspectiva socioeconômica e depois ambiental.

A avaliação dos impactos é de extrema importância em todos os setores
A avaliação dos impactos é de extrema importância em todos os setores

Portopédia
*Mobilidade Urbana



Mobilidade Urbana Sustentável: Sustentabilidade Urbana



Falando um pouco sobre sustentabilidade urbana, de acordo com alguns pensadores existem duas definições que são muito características da sustentabilidade. Podemos citar a primeira que inclui nos objetivos o bem-estar da sociedade e o da sociedade num futuro distante, a segunda é aquela que está relacionada em conservar os recursos naturais.

Uma agência European Enviromental Agency, definiu cinco princípios para sustentabilidade urbana, podemos começar com capacidade ambiental, que podemos explicar como as cidades necessitam ser projetadas e gerenciadas levando em consideração os limites do seu ambiente natural.

Reversibilidade que é toda e qualquer intervenção deve ser reversível, para que possa ser modificada com o tempo, de acordo com as mudanças das atividades econômicas e da população, sempre visando evitar por em risco a capacidade da cidade.

Resistência que também pode ser denominado como resiliência, está relacionado a capacidade de uma cidade de resistir as adversidades externas. Eficiência pode ser explicado, como o modo de otimizar os recursos que são utilizados referente a eficiência ambiental, e também obter benefício humano para as atividades econômicas com relação a eficiência social.

Por fim, igualdade este pode ser explicada como forma de igualar os acessos tanto nas atividades como nos serviços para os todos os habitantes, esse é um dos princípios mais importantes, pois, ele está relacionado a modificação do insustentável modelo de vida atual da desigualdade social.

Essa mesma agência usando esses princípios, definiu metas que são necessárias para tornar uma cidade sustentável, começamos com a diminuição do uso dos recursos naturais e do espaço.

Organizar e gerenciar de modo eficiente e otimizado os fluxos urbanos. Proteger a saúde da população, garantir a igualdade de acesso a recursos e serviços para seus habitantes, assegurar a diversidade social e cultural.

Organizar e gerenciar de modo eficiente e otimizado os fluxos urbanos.
Organizar e gerenciar de modo eficiente e otimizado os fluxos urbanos.

Dia a Dia
*Impactos da pandemia na mobilidade urbana: em busca de respostas



Mobilidade urbana sustentável: Socioeconômico



Neste contexto, podemos ver através das ações voltadas a utilização e ocupação do solo, e com relação a gestão de transportes visa proporcionar aos seus habitantes acesso a bens e serviços de modo mais eficiente, e sempre buscando manter e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, sem prejudicar as próximas gerações.

Pensando em um programa de políticas de atuação urbana, voltado a mobilidade sustentável, deve constar neste programa a coordenação das ações aliadas a produzir efeitos acumulativos a longo prazo, relacionado ao entendimento das metas ambientais, econômicas e sociais da sustentabilidade.

Podemos acrescentar algumas ações, como planejar políticas de tarifação de transporte publico e para o uso de automóveis, considerando os custos externos que são causados, se utilizando da diferenciação para as horas de pico e fora do pico, também considerando as áreas congestionadas e não congestionadas.

Conduzir os investimentos em transportes, para que possam passar por mudanças, de acordo com as demandas devido às políticas de ações, essas ações que foram descritas acima, e também não podemos deixar de fora as melhorias nos transportes públicos, de modo, a torná-los mais rápidos e oferecendo um serviço cada vez melhor.

Por fim, devemos falar sobre a utilização do solo, que já foi falada varias vezes neste artigo, o desenvolvimento de um plano para o uso do solo é extremamente importante, servindo como base para a necessidade de novas moradias nas áreas centrais, cidades satélites, ao em torno dos corredores de transporte público, além de acrescentar a oportunidade na utilização do transporte público.

é um modelo de cidade, onde a conectividade é a base para o desenvolvimento
é um modelo de cidade, onde a conectividade é a base para o desenvolvimento

Portopédia
*Mobilidade urbana na cidade de São Paulo



Mobilidade urbana sustentável: Cidades inteligentes

 

Não tem como falar sobre mobilidade urbana sustentável, sem ao menos citar as cidades inteligentes, as cidades inteligentes são consideradas ecossistemas urbanos inovadores que tem como característica, o uso geral das tecnologias da informação e comunicação, para gerir seus recursos.

Podemos falar que é um modelo de cidade, onde a conectividade é a base para o desenvolvimento, partindo da infraestrutura de redes, que possam melhorar a eficiência econômica e política, permitindo assim o desenvolvimento social, urbano e cultural.

Mesmo que pareça um tema super atual, o termo surgiu no final dos anos 90, em um momento que se defendia novas políticas para o planejamento urbano. Com o século 21, o termo passou a ser usado para vez mais pelas empresas de tecnologia.

Para servir como base para a aplicação de sistemas de informação à integração de infraestrutura e serviços urbanos.

A base para uma cidade inteligente é ter uma conexão entre o capital humano, social e infraestrutura de TIC’s, de modo a gerar mais desenvolvimento econômico sustentável e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Uma cidade só é considerada inteligente quando o investimento em capital humano, social e infraestrutura de comunicações são o que impulsiona o crescimento econômico e eleva a qualidade de vida, também devemos considerar a gestão dos recursos naturais e governança participativa.

As transformações, evolução populacional e tecnologias despertaram as nações e conseguintemente as cidades, a se voltar a uma busca por uma gestão mais inclusiva, eficiente e de inovação. As novas tecnologias se apresentam como importantes instrumentos de gestão.

No modelo emergente das cidades inteligentes, os investimentos são significativos nas questões de tecnologia e nas plataformas interativas, com relação a dados, que estão atrelados a saneamento, estacionamentos, câmeras de segurança, semáforos, energia elétrica, leitos hospitalares, qualidade do ar e da água, temperatura e vários outros indicadores.

Todas essas plataformas são para facilitar o controle, as ações sob demanda e de modo a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Neste artigo, abordamos o que é mobilidade urbana sustentável e como é sua aplicação nas cidades, seus princípios, metas a serem atingidas e as ações com relação a utilização do solo, por fim o contexto das cidades inteligentes, que estão cada vez em alta, mesmo sendo um termo que vem sendo discutido, a alguns anos atrás.

Gostou do tema? Não esqueça de conferir a nossa Escola Virtual Portogente, onde você pode encontrar cursos nas áreas de logística, gestão portuária, comercio, comunicação e turismo, todos os cursos são gratuitos.

Continue Navegando e Descubra ? Saiba Tudo sobre o Arco Norte

Fonte: Mobilidade Urbana Sustentável
Cidades Inteligentes

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

O que você achou? Comente