As bikes e os patinetes alugados são uma realidade para um número cada vez maior de cidades no Brasil. A febre desses meios de transporte alternativos – que podem ser utilizados tanto por diversão quanto para facilitar a mobilidade urbana – surge como uma das soluções para fugir do trânsito caótico das cidades no Brasil e no mundo.
Aluguel de patinetes cresce em grandes centros urbanos - Foto: Divulgação
Leia também
* Estradas inteligentes podem se tornar realidade no Brasil
Por isso, também está crescendo o número de empresários que têm se dedicado à fabricação e à comercialização desses produtos e acessórios de segurança para seu uso, como capacetes especiais e outros equipamentos similares.
A maior parte dessas empresas, no entanto, tem buscado parcerias internacionais para começar os seus negócios. Os produtos chineses estão entre os maiores sucessos do ramo, aquecendo a interação entre os empresários do Brasil e da China.
Vendas e aluguéis
Além das empresas que lançam aplicativos de compartilhamento de bikes e patinetes, é possível encontrar empreendimentos que alugam esses equipamentos por maior período de tempo, o que pode gerar mais economia para quem precisa desses meios de transporte com maior frequência.
No catálogo de produtos de algumas empresas há ainda modelos de scooters, diversificando as alternativas de transporte. Há também modelos diferentes de bikes, como os equipamentos dobráveis que facilitam o armazenamento e permitem que o usuário possa entrar no transporte público sem ocupar muito espaço.
O preço dos veículos para compra pode variar bastante. Existem modelos de patinete infantil por R$ 1 mil, enquanto a scooter de maior potência no mercado pode ser encontrada por R$ 13 mil.
Expectativa é de lançamento de linha de crédito
Empresários do setor também têm apostado que haverá uma resposta do mercado de crédito para atender aos clientes que desejam fazer essas aquisições. A ideia é que sejam lançadas linhas de crédito, como financiamento ou até mesmo consórcio, para que mais usuários possam optar por essas novas alternativas de transporte.
Ainda que os produtos possam representar um custo alto em sua compra, eles são extremamente econômicos na manutenção, além de utilizar energias mais limpas para a locomoção.
Estrutura das cidades
Com a popularização desses novos meios de transporte, as cidades também deverão incluir em seus planos algumas obras e adaptações aos trajetos, oferecendo mais segurança aos usuários.
Isso também deverá prever um aquecimento no setor de construção, uma vez que obras viárias deverão ser solicitadas por editais -- principalmente, pelas prefeituras. Com isso, espera-se um aumento no número de empregos, revolucionando não apenas o comércio, como também o setor de infraestrutura, representando uma importante mudança para a economia nacional.