Terça, 19 Março 2024
Foto:  Jasinthan Yoganathan on Unsplash

O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que possui o objetivo de auxiliar o desenvolvimento econômico no mundo, erradicando a pobreza extrema e construindo uma prosperidade equitativa para o mundo. Possui atualmente 189 países membros e sedes em mais de 130 países. Sua sede em fica em Washington no Estados Unidos.

O banco é a maior organização de desenvolvimento econômico  no mundo e auxilia os países em desenvolvimento. Descubra mais sobre a importante organização.

1 -História – Inicio da Nova Ordem Mundial

O Banco Mundial, World Bank, foi fundado em 1944, com o nome de Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), sua missão inicial era a reconstrução da Europa após o fim Segunda Guerra Mundial. Ele foi criado junto com o Fundo Monetário Internacional (FMI), na conferência de Bretton Woods. Outras instituições que surgiram na mesma época foi a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial do Comércio (OMC), que na época era o GATT. Esse momento da história é considerado o início da Nova Ordem Mundial, onde os países se alinham buscando uma economia mais globalizada, um comércio exterior mais liberalizado, as decisões multilateralista sobre os conflitos internacionais.

Após o BIRD ter alcançado seu objetivo seu foco foi modificado e voltado para investir e auxiliar o desenvolvimento através do financiamento de obras de infraestrutura. Em 1956, ocorre uma ampliação com a fundação da International Finance Corporation, assim a instituição passa a realizar empréstimos para empresas privadas e instituições financeiras em países em desenvolvimento. Na busca por ampliar seus objetivos e fortalecer sua missão, em 1960 é fundado a fundação da Associação Internacional de Desenvolvimento, com ênfase nos países mais pobres e a erradicação da pobreza.

O Banco Mundial é uma organização que ajuda o desenvolvimento social do mundo
O Banco Mundial é uma organização que ajuda o desenvolvimento social do mundo

Portopédia
*Arbitragem Cambial – o que é isso?

O Banco Mundial na década de 1980 lançou o Centro Internacional para Solução de Controvérsias sobre Investimentos, uma instituição independente, composta por representante de diversos países e especializada, em incentivar o investimento internacional e diminuir os riscos não-comerciais. Com isso o banco passou a ser o Grupo Banco Mundial, conectando recursos financeiros globais às necessidades dos países em desenvolvimento.

2 -Como o Banco Mundial Funciona

O Banco Mundial é composto por 5 instituições, são elas:

Banco Internacional De Reconstrução E Desenvolvimento (BIRD): é uma cooperativa de desenvolvimento global de propriedade de 189 países membros. Como o maior banco de desenvolvimento do mundo, apóia a missão do Grupo Banco Mundial, fornecendo empréstimos, garantias, produtos de gerenciamento de riscos e serviços de consultoria para países de renda média e baixa em crédito, além de coordenar respostas a países regionais e globais.
• Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA): busca promover o investimento transfronteiriço nos países em desenvolvimento, fornecendo garantias (seguro contra riscos políticos e aprimoramento de crédito) a investidores e credores.
Corporação Internacional de Financiamento: a instituição oferece serviços de investimento, consultoria e administração de ativos voltados para o desenvolvimento dos países em desenvolvimento direcionando esses investimentos para o setor privado.
• Associação Internacional de Desenvolvimento (AID): em como objetivo reduzir a pobreza, fornecendo empréstimos (chamados "créditos") e doações para programas que estimulam o crescimento econômico, reduzem as desigualdades e melhoram as condições de vida das pessoas.

O Grupo Banco Mundial funciona através do trabalho das cinco instituições que o compõe. Ele é uma cooperativa, composta por 189 países membros. Esses países membros, ou acionistas, são representados por uma Assembleia de Governadores, que são os principais formuladores de políticas do Banco Mundial. Geralmente, os governadores são ministros de finanças ou de desenvolvimento dos países membros. Eles se reúnem uma vez por ano nas Reuniões Anuais das Assembleias de Governadores do Grupo Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional.

Os governadores delegam deveres específicos a 25 diretores executivos, que trabalham no local. Os cinco maiores acionistas nomeiam um diretor executivo, enquanto outros países membros são representados por diretores executivos eleitos.

O Presidente do Grupo Banco Mundial, é selecionado pela Diretoria Executiva do Banco Mundial. É função do presidente guiar as reuniões dos Conselhos de Administração e é responsável pela gestão geral do Banco.

O desenvolvimento social é uma busca no mundo globalizado. O Banco Mundial  é a organização multilateralista que busca isso
O desenvolvimento social é uma busca no mundo globalizado. O Banco Mundial é a organização multilateralista que busca isso

Cais das Letras
*Banco Mundial não recomenda administração privada nos portos

O Banco Mundial opera o dia-a-dia sob a liderança e direção do presidente, gerência e equipe sênior, e os vice-presidentes encarregados das práticas globais, áreas transversais de soluções, regiões e funções.

3- Quais os países membros

Os 189 países membros são donos do Banco Mundial, e todas as decisões são tomadas em conjunto por seus representantes. A organização é composta por países de diversos continentes e com diferentes estágios de desenvolvimentos, dentre os muitos membros, alguns deles são:

• Alemanha;
• Argentina;
• Angola;
• Austrália;
• Áustria;
• Brasil;
• Canada;
• Estados Unidos;
• França;
• Portugal;
• Chile;
• Venezuela;
• Itália;
• Rússia;
• Dinamarca;
• Jamaica;
• África do Sul.

Para ser membro do Banco Mundial um país deve primeiro ingressar no Fundo Monetário Internacional (FMI), posteriormente no BIRD. A participação na AID, na IFC e na MIGA depende da participação no BIRD.

O processo para aceitar novos membros é em conjunto com o FMI e o Banco Mundial. Quem coordena todo o processo de entrada é a Vice-Presidência da Secretaria Corporativa.

4-Indicações ao Banco Mundial

Em 18 de junho de 2020 o então Ministro da Educação Abraham Weintraub, foi exonerado do seu cargo pelo presidente Jair Bolsonaro e indica a ao cargo de diretor-executivo no Banco Mundial.

Esse cargo depende de indicação do Ministro da Economia, representante do Brasil dentro da organização, os governadores. Após a indicação, o indicado é avaliado pelos outros membros do grupo composto pelos países da América Latina e Caribe.

Os Diretores Executivos compõem os Conselhos de Administração do Banco Mundial. Eles normalmente se reúnem pelo menos duas vezes por semana para supervisionar os negócios do Banco, incluindo aprovação de empréstimos e garantias, novas políticas, orçamento administrativo, estratégias de assistência ao país e decisões de empréstimos e decisões financeiras.

O cargo de diretor executivo é importantíssimo no Banco Mundial, e passa por analise minuciosa de um colegiado.
O cargo de diretor executivo é importantíssimo no Banco Mundial, e passa por analise minuciosa de um colegiado.

Guia do Mercado Global
*Desenvolvimento sustentável

Existem requisitos a serem preenchidos pelos Diretores Executivos, dentre eles o inglês fluente, conhecimento em economia e estar alinhado com as políticas multilateralistas na luta contra a pobreza.

5- Parceiros do Banco Mundial

O Banco Mundial intermedia os projetos voltados para o desenvolvimento e financiadores internacionais interessados a doar a esses projetos. Os responsáveis a cuidar da demanda entre projetos e investimentos são os governadores (representantes de cada paíes). Eles averiguam a demanda, diretrizes e procedimentos de cada projeto, afim de garantir que os recursos realmente cheguem ao seu destino final.

Como tal, o Banco Mundial trabalha com outras instituições e doadores internacionais, a sociedade civil e associações profissionais e acadêmicas para melhorar a coordenação das políticas e práticas de ajuda nos países, no nível regional e no nível global.

6-Banco de dados do Banco Mundial

Para entender a pobreza e como ocorre o desenvolvimento social, o Banco Mundial reúne dados econômicos e socias de todos os seus países membros, e ainda realiza e financia estudos através de suas secretarias para desenvolver um dos maiores banco de dados do mundo.

Através do DataBank todos os cidadãos do mundo podem ter acesso a dados como PIB, índice de desenvolvimento  humano (IDH), igualdade de gênero, distribuição de riqueza e dados do comércio internacional.

Todos os anos o Banco Mundial libera um relatório sobre o desenvolvimento econômico no mundo e os direcionamentos da organização frente aos novos desafios enfrentados pela população mundial.

7-Banco mundial e Globalização

O Multilateralismo é um termo utilizado para definir as relações internacionais compostas por muitos lados e regiões. Seu início está datado após Primeira Guerra Mundial, onde os países vencedores passaram a buscar uma nova forma de resolver seus conflitos e meios de buscar o desenvolvimento social e econômico de todo o mundo. O ápice dessa globalização ocorreu pós Segunda Guerra, com a criação de diversas organizações internacionais que buscam soluções multilaterais para as questões econômicas, sociais e de meio ambiente que afligem o mundo.

O Banco Mundial é parte desse multilateralismo, permitindo que o desenvolvimento equitativo para os países seja alcançado, que é um dos objetivos da globalização. Apesar dos problemas que o mundo hoje enfrenta, e aqueles que ainda persistem como desigualdade e alargamento das diferenças entre as minorias; aquecimento global; economias frágeis, a globalização não está findada e fada ao desastre, mas sim em desenvolvimento e buscando novos caminhos a serem trilhados.

Navegue mais pelo Portopédia:BIS- Banco de Compensações Internacionais

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias