FMI é uma das principais organizações mundiais e ajuda a facilitar o comércio internacional

O Fundo Monetário Internacional (FMI) consiste em uma organização internacional que possui o intuito de assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial através do monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, por meio de assistência técnica e financeira.

 Veja Também

 Conceitos Gerais

O FMI foi criado em 1945 e possui como objetivo básico zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional, notadamente através da promoção da cooperação e da consulta em assuntos monetários entre os seus países membros. A sede do FMI está em Washington, nosEstados Unidos da América.

Objetivos do FMI

Os principais objetivos do FMI são:

  • Promover a cooperação monetária internacional, fornecendo um mecanismo de consulta e colaboração dos problemas financeiros;
  • Favorecer a expansão equilibrada do comércio, gerando níveis elevados de emprego, trazendo desenvolvimento dos recursos produtivos;
  • Oferecer ajuda financeira aos paises membros em dificuldades econômicas, emprestando recursos com prazos limitados;
  • Contribuir para a instituição de um sistema multilateral de pagamentos e promover a estabilidade dos câmbios.
    O FMI é a organização internacional multilateralista voltada para auxiliar a cooperação econômica entre as nações mundiais
    O FMI é a organização internacional multilateralista voltada para auxiliar a cooperação econômica entre as nações mundiais. Foto de Juan Giraudo em Unsplash

Portopédia
*Banco Mundial – 7 coisas importantes de saber

Qual o objetivo do FMI

Segundo a ONU Brasil(2015) o FMI para poder prover a cooperação monetária global,garantindo assim a estabilidade financeira mundial e trazer facilitação do comércio internacional, através de seus objetivos, que são:

Monitoramento do sistema monetário internacional: O FMI monitora o sistema monetário internacional e as políticas econômicas e financeiras dos seus 189 países-membros. Neste processo, que ocorre tanto em nível global como em nível individual de cada país, o FMI destaca os possíveis riscos para a estabilidade e aconselha sobre políticas econômicas.

Empréstimos aos países-membros: Uma responsabilidade central do FMI é dar empréstimos aos países-membros que enfrentam problemas  econômicos, futuros ou atuais. Esta assistência financeira permite aos países reconstruir suas reservas internacionais, estabilizar suas moedas, continuar pagando as importações e restaurar as condições para um forte crescimento econômico, ao mesmo tempo que implementam políticas para corrigir problemas subjacentes. Ao contrário dos bancos de desenvolvimento, o FMI não empresta para projetos específicos.

Capacitação: O Fundo Monetário Internacional, FMI, criou o  Programa de capacitação do FMI  que presta assistência técnica e treinamento para auxiliar os países-membros a implementar políticas econômicas que promovem a estabilidade e o crescimento da economia, através do fortalecimento da suas capacidades e habilidades institucionais. O FMI busca desenvolver sinergias entre assistência técnica e treinamento para maximizar sua eficácia.

(Fonte: GeoMundo)

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

O que você achou? Comente