DHL Express e Sebrae firmam parceria para ajudar micro e pequenas empresas a exportarem
Nova iniciativa oferece capacitação gratuita, consultoria especializada e acesso a ferramentas digitais para internacionalização dos negócios

Na foto (esquerda para direita): Roberta Aviz, coordenadora de negócios internacionais do Sebrae; Cristian Vera, VP comercial da DHL Express para as Américas; Mirele Mautschke, CEO da DHL Express no Brasil. Créditos: DHL Express
As micro e pequenas empresas (MPEs) representam 96% das empresas registradas no país, mas muitas ainda enfrentam barreiras para expandir seus negócios internacionalmente. Pensando nisso, a DHL Express, líder global em envios expressos, anunciou uma parceria inédita com o Sebrae para oferecer capacitação e suporte gratuito aos empreendedores brasileiros.
Embora representem cerca de 27% do PIB do Brasil, as exportações das MPEs ainda respondem por apenas 1% do volume total do país. O principal desafio é a falta de conhecimento sobre o processo de exportação e os custos envolvidos.
Capacitação completa para empreender globalmente
O programa tem como objetivo preparar os negócios para alcançar mais de 220 países e territórios, com suporte em todas as etapas do processo. O Sebrae orienta sobre precificação, emissão de documentos fiscais, fornecedores internacionais e adaptação de embalagens por meio de cursos, e-books e artigos especializados.
A DHL Express oferece uma plataforma gratuita com vídeos interativos para explicar como fazer exportações e importações e também fornece consultoria especializada gratuita para qualquer fase do envio.
🚀 Destaque: O programa ainda garante descontos progressivos nos fretes, a partir de 65%, e acompanhamento personalizado nos primeiros embarques — uma porta de entrada segura e econômica para o comércio exterior.
"Nossa intenção com a parceria é mostrar que crescer globalmente é mais acessível do que parece", afirma Patricia Starling, VP Comercial da DHL Express.
Segundo relatório da Secex, a indústria de transformação lidera as exportações entre microempresas e MEIs, representando cerca de 81% do total. “Essa indústria também é uma parte essencial e estratégica dos negócios para nós e para a DHL”, complementa Patricia.
“O empreendedor muitas vezes nem cogita exportar. Quando percebe esse potencial, se sente perdido. É aí que o Sebrae entra, com conteúdo, cursos, consultorias e ações de aproximação comercial”, afirma Roberta Aviz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae.
Conteúdo especializado e gratuito
Para acessar a plataforma e os conteúdos exclusivos, clique aqui. Os temas incluem planejamento para exportação, marketing internacional, precificação, rotinas e negociações no comércio exterior.
Importação simplificada: sem despachante
A DHL Express também oferece uma solução inovadora para importações: a liberação alfandegária ocorre diretamente no armazém alfandegado da empresa em Viracopos, sem necessidade de despachante próprio, o que traz economia e agilidade para os pequenos empreendedores.
Com a plataforma MyDHL+, é possível centralizar todas as operações logísticas: agendar coletas, rastrear envios, pagar tarifas e gerenciar toda a movimentação em um só lugar.
Sobre os parceiros
DHL: Empresa de logística mais internacional do mundo, presente em mais de 220 países e territórios, com 380 mil colaboradores. Oferece serviços de entregas expressas, comércio online, transporte aéreo, rodoviário e soluções sustentáveis. Pretende alcançar uma logística com emissão zero até 2050.
Sebrae: Há mais de 50 anos, promove a competitividade dos pequenos negócios e estimula o empreendedorismo com cursos, consultorias e programas nas áreas de gestão, inovação, acesso a mercados e financiamento.