Transporte / Logística

Conclusão da Ferrovia Norte Sul e das Eclusas de Tucuruí, ampliação do Complexo Portuário do Itaqui (MA) e do Porto de Vila do Conde (PA), e o completo asfaltamento da BR 158. Essas são algumas das reivindicações da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte (Adecon), entidade fundada em 2005 e que reúne lideranças empresariais e outras entidades dos estados de Tocantins, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Bahia. A Agência, que realizou nesta quinta-feira (11), o XVIII Encontro sobre o Corredor Centro-Norte e Hidrovia do Parnaíba, em São Luis (MA), avalia que a logística atual do País está bem melhor do que anos anteriores, porém ainda é necessário avançar mais.

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O gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Marco Aurélio Marçal, destacou a necessidade de seu estado pensar urgentemente em novos projetos portuários para a movimentação de contêineres. Em seu entender, não é possível mais se perder tempo discutindo soluções paliativas para o Porto de Vitória, que em sua opinião não possui área suficiente para abrigar investimentos logísticos de grande porte. Ao PortoGente, Marçal defendeu a construção do Porto de Águas Profundas.

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Foto: Bruno Spada/MDSDe Norte a Sul do Brasil, as empresas que estão investindo e desenvolvendo obras de infraestrutura fazem continuadamente a mesma queixa: falta mão de obra capacitada para atender à grande demanda de construções alavancadas pelo estável momento econômico do País e pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), criado pelo Governo Federal. Para ajudar a reverter esse panorama e colaborar com o desenvolvimento socioeconômico em território nacional, a Construtora Norberto Odebrecht criou o Programa de Qualificação Profissional Continuada – Acreditar, que já formou 22 mil profissionais e aproveitou mais de 8 mil deles em suas obras.

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Demissão por justa causa. Esta foi a atitude da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) com cinco de seus funcionários da Guarda Portuária. De acordo com a empresa, eles utilizaram de má fé ao apresentarem atestados médicos na empresa e registrarem presença junto ao Órgão Gestor de Mão de Obra do Espírito Santo (Ogmo-ES), se colocando disponíveis para o trabalho. As datas de apresentações dos atestados e das disponibilizações para o trabalho, como avulsos, foram confrontadas e coincidem.

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Depois de mais de 45 dias de negociações, PortoGente finalmente publica a partir desta edição uma longa entrevista exclusiva com o engenheiro Roberto Benjamin, que aos 57 anos é o responsável pela Secretaria da Indústria Naval e Portuária da Bahia (Seinp). A pasta foi criada em setembro de 2009 pelo governador baiano Jaques Wagner (PT) com o objetivo de acelerar o desenvolvimento portuário e naval no estado. O secretário assume com a missão de “tirar o atraso de tantos anos de uma política inconsistente para os portos brasileiros” e já revela que na Baía de Aratu existem pelo menos 10 áreas que podem abrigar estaleiros.

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