Terça, 16 Abril 2024

A Secretaria de Portos (SEP) está viabilizando uma série de iniciativas necessárias para a modernização do setor portuário, mas o Brasil ainda carece de dados para o gerenciamento ambiental de obras de grande porte nos portos brasileiros. Para tentar modificar este panorama, a SEP vem aprimorando um convênio estabelecido com a Coppe/UFRJ, por meio do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig). O coordenador executivo do Ivig, Marcos Freitas, destaca que a maioria dos portos brasileiros sequer tem licenciamento ambiental para funcionar, pois foram construídos antes dessa exigência.

Criado em junho de 1999, o Ivig mantém uma cooperação com a SEP desde o final do ano de 2008, com o intuito de montar um banco de dados para o cumprimento da Resolução 344/2004 do Conama, que estabelece as diretrizes para a avaliação do material a ser dragado em águas jurisdicionais brasileiras.

Foto: Divulgação

Equipe do Ivig durante monitoramento da água em Itaguaí

O coordenador do Ivig conta que o trabalho executado desde então permitiu colocar à disposição da SEP um extenso banco de dados com mapas e números informando as características dos recursos hídricos e dos terrenos próximos aos portos brasileiros. Esse levantamento, explica Freitas, é importante para que não seja necessário procurar dados durante o gerenciamento ambiental de uma obra, além de servir de base para futuros serviços como as dragagens de manutenção e de aprofundamento.

Freitas lembra que a SEP é um órgão muito jovem e seus técnicos encontraram um cenário de informações bastante desatualizado. “Isso é um iceberg. Há inúmeros problemas para resolver, problemas pouco tratados pelos governos anteriores, como a questão das licenças ambientais dos portos, assunto sobre o qual temos muita experiência. É preciso regularizar esses licenciamentos”.

Leia também
* Ausência de pesquisas prejudica definição de política para os portos

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome