A dragagem dos portos de Salvador e Aratu acabará até o final deste ano. A partir de então, os dois complexos portuários terão 15 metros de profundidade, número suficiente para receber navios maiores e aumentar a movimentação de cargas na Bahia. A previsão foi feita pelo presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, ao PortoGente. Na entrevista abaixo, ele mantém a previsão dada ano passado: seu mandato à frente da estatal tem prazo de validade de três anos.
* Parte I: Codeba estuda três projetos para revitalizar Porto de Ilhéus
* Parte II: Governo da Bahia elabora estudo para minimizar fuga de cargas
PortoGente – Como está o processo de dragagem no Porto de Salvador?
José Rebouças – A dragagem de Salvador segue em ritmo acelerado, assim como a de Aratu, pois é um contrato único assinado pela Secretaria Especial de Portos aos dois portos. A previsão é que o serviço todo acabe ainda no mês de dezembro. Nós antecipamos o cronograma original.
PortoGente – Qual sua opinião sobre a área portuária, um ano após ter maior contato com ela?
José Rebouças – É surpreendente a dinâmica do setor portuário. Conheci muita gente em pouco espaço de tempo. Você mexe com a sensibilidade de um estado, de um país, até porque as riquezas do Brasil trafegam pelos portos. E eu percebi o quanto a atuação do presidente Lula ajudou aos administradores das companhias docas. Criou a Secretaria de Portos e ela foi um divisor de águas.
PortoGente – Como evoluiu sua relação com a diretoria da Fieb? A impressão negativa que eles tinham foi definitivamente suplantada?
José Rebouças – Com certeza mudou. Tanto com a Fieb quanto com outros atores. Implantamos o conceito de que o porto é um local de passagem e quem o utiliza são os filiados à Fieb, à Associação Comercial, enfim, aqueles que geram a riqueza da Bahia. Nos sentamos para conversar o tempo todo.
PortoGente – Até quando o senhor se vê na presidência da Codeba?
José Rebouças – Te disse no ano passado que meu prazo de validade era de três anos e mantenho esse posicionamento. Então, agora faltam dois e sigo trabalhando com minha equipe e com os usuários. Sem união, não se chega a lugar algum, até porque a modelagem da Codeba é diferente das demais. Nós aqui contamos com a participação intensa do Governo do Estado, parceiro para tudo e que sempre nos ajudou.
Website: www.codeba.com.br