Transporte / Logística

Incentivos fiscais e unificação dos fretes para fomentar o crescimento do modal hidroviário em todo o Brasil. Esta é a sugestão do deputado paulista João Caramez (PSDB) para que as hidrovias brasileiras deixem de ser um mero sonho e passem a se transformar em realidade palpável aos empresários, extremamente dependentes do modal rodoviário.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Publicada semana passada no Diário Oficial da União, a Portaria 108 da Secretaria Especial de Portos (SEP) disciplinou a abertura de portos privados no Brasil e, ao mesmo tempo, abriu uma grande discussão sobre os aspectos positivos e negativos de mais uma lei na regulamentação portuária nacional. Entre os especialistas ouvidos nos últimos dias pelo PortoGente, destaque para o professor universitário Osvaldo Agripino de Castro Júnior, que não só defende o conteúdo da Portaria 108 como acende uma luz de alerta para os críticos de plantão.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
A segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), apresentado pelo presidente Lula no dia 29 último, prevê a aplicação de R$ 109 bilhões no setor de transporte, a partir de 2011, mas quase a metade desse recurso (R$ 50,4 bilhões) será aplicada somente nas rodovias. Nos últimos anos, reportagens do PortoGente constataram a dependência do Brasil ao modal rodoviário. Oito entre dez especialistas entrevistados usaram a expressão “país rodoviarista”. Mas o secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato, não concorda com esta tese e defende os investimentos feitos pelo Governo Federal nas estradas brasileiras nos últimos anos.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Irretocável. Esse foi o adjetivo utilizado pelo presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Santos, Sérgio Aquino, para o discurso feito por Wilen Manteli na cerimônia de premiação Personalidade PortoGente 2009, no litoral paulista. Manteli, presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), recebeu diversos elogios por conviver com opiniões diferentes das suas e aceitar posições diversas para a formulação de um debate.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Ferroviário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo irá propor a retirada da América Latina Logística (ALL) das operações ferroviárias no estado paulista. O documento será votado pela CPI nos próximos dias e teve como relator o deputado Mauro Bragato (PSDB). Em entrevista exclusiva ao PortoGente, Bragato afirmou que há diversas queixas registradas no Ministério Público contra a concessionária e que ela não é mais bem vinda ao território paulista devido aos “desserviços que vem prestando à população”. Para piorar o relacionamento entre a empresa e os parlamentares, o presidente da ALL, Bernardo Hees, conseguiu liminar na Justiça para não participar das audiências da CPI. “Tentamos dialogar com a ALL e não conseguimos. Consideramos o Bernardo Hees ‘persona non grata’ no estado de São Paulo”.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s