Quinta, 18 Abril 2024

 Foto: Bruno Spada/MDS
De Norte a Sul do Brasil, as empresas que estão investindo e desenvolvendo obras de infraestrutura fazem continuadamente a mesma queixa: falta mão de obra capacitada para atender à grande demanda de construções alavancadas pelo estável momento econômico do País e pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), criado pelo Governo Federal. Para ajudar a reverter esse panorama e colaborar com o desenvolvimento socioeconômico em território nacional, a Construtora Norberto Odebrecht criou o Programa de Qualificação Profissional Continuada – Acreditar, que já formou 22 mil profissionais e aproveitou mais de 8 mil deles em suas obras.

* Odebrecht anuncia obras no trecho Salgueiro-Suape
* Empresas e terminais portuários procuram mão-de-obra cada vez mais qualificada

Um dos principais benefícios da iniciativa, explica a coordenadora do Programa Acreditar e gerente da área de Pessoas da Odebrecht, Silvana Sacramento, é garantir a inclusão de habitantes da região em que a empresa está realizando serviços no mercado de trabalho. A qualificação oferecida pelo Programa evita a migração de trabalhadores e impactos negativos nos municípios em desenvolvimento.

A prioridade da empresa é capacitar moradores próximos às obras e impedir um grande fluxo migratório. “Uma das coisas que a gente não gosta, mas administra, são alojamentos. Trazer pessoas de outras cidades causa um grande impacto no local, que nem sempre tem condições de oferecer infraestrutura básica, como saneamento, lazer e comércio”. Silvana ressalta que empregar profissionais que moram próximos do posto de trabalho é muito positivo, pois evita que, longe de suas famílias, os trabalhadores acabem se rendendo ao ócio e a vícios como o alcoolismo.

Silvana observa, também, que o Programa Acreditar gera benefícios mesmo após a finalização das obras realizadas pela empresa. “Não é esse primeiro emprego que vai fazer tanta diferença [para os capacitados]. Às vezes, as obras duram menos de um ano, então o que vai mudar é a condição socioeconômica da pessoa, que passa a ter profissão e experiência”.


Gráfico elaborado pela Odebrecht mostra que a maior parte dos projetos
em implantação está concentrada na região Nordeste. Clique para ampliar.

As funções que têm maior demanda de serviços nas obras da Odebrecht variam de acordo com a natureza da construção. Entretanto, pedreiros, carpinteiros e serventes estão sempre entre os mais procurados. 

Início
O Programa Acreditar surgiu na construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio (RO), no Norte do País. Na época, a empresa constatou baixa disponibilidade de mão de obra capacitada para atender à grande demanda que a construção geraria. A Odebrecht recebeu 41.712 inscrições de residentes da região, dos quais 21.432 foram qualificados e 8.147 contratados. Embora os cursos não garantam a contratação, os participantes têm preferência na seleção efetuada pela empresa.

A gerente da Odebrecht destaca que o Programa começa a ser desenvolvido ainda antes do início das obras a serem realizadas, para que parte dos trabalhadores já esteja capacitada no momento em que a empresa necessite fazer as contratações. Além de Rondônia, a ação já atingiu os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, e deve chegar em breve a Pernambuco, Piauí e Rio de Janeiro.

Silvana conta que os cerca de R$ 12 milhões investidos na implantação do Programa garantiu grande visibilidade à iniciativa e possibilitou um acordo de cooperação com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). A parceria prevê o treinamento de beneficiários do Bolsa Família e de outros programas sociais do Ministério nos programas de capacitação da empresa. “Ao chegar ao local das obras, recebemos o cadastro de beneficiários e tentamos chegar a essas pessoas. A inscrição é aberta a toda a população, mas prioriza as pessoas que estão no cadastro do Ministério”.

Os cursos
Depois de submetidos a uma avaliação de português e de matemática e a exames psicológicos e médicos simples, os selecionados recebem uniforme e material didático e passam pelos módulos básico e técnico. No módulo básico, com carga horária de 20 a 32 horas, são abordadas as disciplinas de saúde, segurança do trabalho, meio ambiente, qualidade e psicologia do trabalho. No módulo técnico, a carga horária varia de 32 horas/aula a 200 horas/aula, dependendo do curso escolhido. Cada participante recebe treinamento específico na área pretendida com aulas práticas, inclusive em simuladores. Ao final de cada módulo, são concedidos os certificados.


O fundador do grupo Odebrecht, Norberto Odebrecht, visitou pessoalmente as dependências do Programa na Usina Santo Antônio, em 2009

Na construção civil, os cursos são de ajudante de civil, pedreiro, carpinteiro, armador, soldador e vibradorista. Também há cursos de mecânicos (equipamentos leves e pesados), eletricistas (alta tensão e de equipamentos) e de operadores de máquinas, que ensina o trabalho em carregadeiras, caminhão basculante, caminhão fora de estrada, motoniveladoras, escavadeiras hidráulicas e trator esteira. Para o ingresso nestes últimos, é exigida experiência profissional. O Programa também oferece cursos na área de operação de processo de tratamento de água e efluentes.

Futuro
A tendência é de que o Programa Acreditar se espalhe rapidamente por todo o País de acordo com o ritmo acelerado de investimentos que a Construtora Norberto Odebrecht vem realizando. Nos últimos meses, a empresa anunciou uma série de  investimentos em infraestrutura de transportes e logística, como na futura linha 4 do metrô do Rio de Janeiro e no terminal Embraport, que será instalado no Porto de Santos (SP), o principal do País. 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome