Sexta, 26 Abril 2024

Depois de mais de 45 dias de negociações, PortoGente finalmente publica a partir desta edição uma longa entrevista exclusiva com o engenheiro Roberto Benjamin, que aos 57 anos é o responsável pela Secretaria da Indústria Naval e Portuária da Bahia (Seinp). A pasta foi criada em setembro de 2009 pelo governador baiano Jaques Wagner (PT) com o objetivo de acelerar o desenvolvimento portuário e naval no estado. O secretário assume com a missão de “tirar o atraso de tantos anos de uma política inconsistente para os portos brasileiros” e já revela que na Baía de Aratu existem pelo menos 10 áreas que podem abrigar estaleiros.

 

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Depois de tomar ciência dos desafios que terá pela frente, o novo secretário aceitou falar sobre a maioria dos temas polêmicos questionados pela reportagem. Defendeu com veemência a instalação do Porto Sul, garantiu que a criação de uma secretaria não atrapalha as atividades da Companhia Docas da Bahia (Codeba) e disse ver em Aratu o futuro do setor portuário. No entanto, preferiu não comentar a maior polêmica que envolve os portos baianos: a expansão do Porto de Salvador e o atual monopólio na movimentação de contêineres exercido pela empresa Wilson, Sons.

 

A primeira parte da entrevista vai ao ar nesta edição e pode ser conferida abaixo. Não perca as atualizações dos dias 19 e 23 de fevereiro, onde Roberto Benjamin dará mais detalhes ao internauta que acessa o PortoGente sobre a instalação do Porto Sul e a necessidade da Bahia, em suas palavras, parar de pensar pequeno.

 

PortoGente - Por que o Governo da Bahia criou uma secretaria voltada aos assuntos portuários e navais?

Roberto Benjamin - Para dar agilidade e foco exclusivo nas ações e iniciativas estratégicas voltadas para o desenvolvimento da Bahia por meio da indústria naval [foto] e da atividade portuária. A ideia é que a secretaria funcione como elo de articulação entre as instâncias governamentais, empresariais e institucionais nos vários níveis e tenha uma estrutura enxuta e eficiente, com técnicos altamente capacitados no desenvolvimento de projetos estratégicos para o Estado.

 

PortoGente - O que a Seinp conseguiu realizar desde sua criação, em setembro, e quais os desafios e prioridades?

Roberto Benjamin – Estamos tocando os procedimentos necessários para a implantação, na região do Recôncavo, de um grande estaleiro para produção de plataformas de exploração e produção de petróleo: o Enseada do Paraguaçu. O empreendimento, localizado no município de Maragojipe (a 130 km de Salvador), representa um investimento de cerca de R$ 2 bilhões que vai gerar em torno de 7 mil novos postos de trabalho. No momento definimos a infraestrutura, os projetos e o licenciamento da obra.

 

PortoGente – Este será o único estaleiro na Bahia?

Roberto Benjamin - Não. Paralelamente a isto, a Seinp já identificou e mapeou 10 áreas na Baía de Aratu com condições de sediar canteiros para a construção de plataformas de petróleo. Estas áreas estão sendo disponibilizadas para a iniciativa privada, com infraestrutura e calado para atender à indústria naval. Diversas empresas interessadas já estão negociando conosco a sua participação nestes empreendimentos.

 

PortoGente – E para a área portuária o foco é o Porto Sul?

Roberto Benjamin – Estamos trabalhando forte também para a concretização do complexo multimodal do Porto Sul, que vai dar uma nova dimensão logística à Bahia, que está investindo pesado em grandes projetos estruturantes. O Porto Sul é um deles. Um grande complexo logístico e produtivo no eixo Ilhéus-Itabuna, com porto off shore, aeroporto internacional, Zona de Processamento de Exportações (ZPE) e pólo industrial, interligado pela Ferrovia Oeste-Leste, que integrará o Sul da Bahia ao Centro-Oeste brasileiro, fazendo o transporte de grãos e de minérios [foto].

 

PortoGente – Como o senhor vê o desafio de comandar essa nova secretaria?

Roberto Benjamin – Encaro como uma excelente oportunidade de contribuir para que a Bahia concretize o programa de construção naval e de desenvolvimento dos portos, criando milhares de empregos qualificados e alavancando a economia, com o círculo virtuoso trazido pela cadeia do setor. Como engenheiro e baiano, terei a responsabilidade de juntar os diversos atores do setor, para que a Bahia possa dar um novo salto na área.

 

PortoGente - Como tem sido a relação da secretaria com a SEP e a Codeba?

Roberto Benjamin - Temos procurado atuar em conjunto em prol da melhoria e desenvolvimento dos portos baianos. A nossa sintonia tem que ser a melhor possível, porque o nosso interesse é comum. Temos que superar as dificuldades e andar mais rápido para tirar o atraso de tantos anos de uma política inconsistente para os portos brasileiros.

 

PortoGente - Com a chegada da Seinp não há gente demais falando sobre portos na Bahia?

Roberto Benjamin – Discordo. Acho que isso é uma vantagem, desde que haja sinergia e comando. E o que queremos é exatamente isto: somar esforços em prol do objetivo comum de melhorar os nossos portos.

 

PortoGente - Com a Seinp em plena atividade, qual o papel da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Mineração, que respondia até agora pelo Porto Sul?

Roberto Benjamin - Na verdade, a Seinp tem um trabalho complementar ao da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração. Assim, não há discordância entre as ações das duas e as questões referentes ao Porto Sul são tratadas no âmbito da Seinp em alinhamento com a Secretaria da Indústria. É tudo Governo da Bahia.

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