Transporte / Logística

O resultado da concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante mostra de um lado ousadia e de outro temor. Ousadia do Grupo Engevix, detentor do vencedor consórcio Inframérica, que está apostando alto no Aeroporto, com um lance 200% superior ao valor mínimo. E temor dos que fizeram ofertas baixas ou nem entraram, não acreditando na sua viabilidade.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
O custo unitário do transporte de mercadorias por trilhos é menor do que por rodovias, mas o Brasil optou pelo modal rodoviário por causa dos interesses de investimento estrangeiro. A observação é do professor de economia da Trevisan Escola de Negócios, Alcides Leite, para quem é necessário acelerar o investimento no transporte de carga por trilhos.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Na segunda parte da entrevista sobre a crise econômica mundial que derrubou as bolsas de valores dos principais países, na última semana, a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Hildete Pereira de Melo, diz que o Brasil está preparado para enfrentar as consequências da crise, ao mesmo tempo critica a o capital financeiro como o “pivô” da crise e cita o empresário Eike Batista como um predador.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
O sistema político brasileiro atual está viciado, mas não em crise, quem quer passar essa impressão são os monopólios privados da mídia. A avalição dos últimos acontecimentos envolvendo ministros do Governo Dilma é do sociólogo Emir Sader, que no início do mandato da presidenta chegou a ser cogitado para a presidência da Fundação Casa de Rui Barbosa. Sader, que também foi um dos organizadores do Fórum Social Mundial, falou com o Portogente sobre a “gangorra” política instalada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
A “calmaria” que se vê no horizonte portuário brasileiro para alguns pode ser normal; mas para quem é do setor e já suou a camisa na beira do cais, tanta água parada é motivo de preocupação. Por isso, Luiz Fernando Barbosa Santos, membro do Conselho de Autoridade Portuária do Espírito Santo (CAP), trabalhador portuário avulso conferente e que participou da discussão da Lei nº 8.630, na década de 1990, pergunta se o setor portuário do País estará competitivo ou ultrapassado nos próximos anos. Em entrevista ao Portogente, Santos é taxativo ao dizer que é “hora de investir”.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s