Transporte / Logística

A mudança do Secretário dos Portos, com status de Ministro de Estado, tem fatores estranhos que ainda não estão esclarecidos.

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Foto: Beto Barata/Agência EstadoO novo ministro da Secretaria de Portos (SEP), Leônidas Cristino (PSB), durante a cerimônia de transmissão do cargo, nesta segunda-feira (3), no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, afirmou que só deixou a prefeitura de Sobral, no Ceará, em prol de uma missão maior. Ele reconheceu que o desequilíbrio da matriz de transportes prejudica a economia do País.

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Os presidentes da Associação Brasileira de Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec), Sérgio Salomão, e do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos, Sérgio Aquino, concordaram em um ponto: a mudança no comando da Secretaria de Portos (SEP) deve ser respeitada, afinal, trata-se de uma incumbência da futura presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.

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A Associação dos Usuários dos Portos da Bahia (Usuport) divulgou indicadores oficiais que escancaram as barreiras de infraestrutura portuária à competitividade das empresas baianas. Os estudos mostram, por exemplo, que 49% do comércio exterior da Bahia não dispõem de serviço regular marítimo direto e ressaltam que a espera para atracação de navios em 2010 é estimada em mais de 1.500 dias.

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Foto: Fernando CunhaO Projeto Norte-Competitivo, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), detectou que os nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) não estão integrados e necessitam implantar uma política com cronograma e objetivos definidos para diminuir os custos logísticos que hoje atingem R$ 17 bilhões. De acordo com o autor da pesquisa, Olivier Girard, além de faltar comunicação entre a indústria e o governo dos nove estados, eles ainda vão buscar mercadorias para consumo na região Sul.

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