Em entrevista ao Portogente, Rafael Pereira, técnico de planejamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fala sobre o desestímulo ao uso do carro, ciclovias, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Um dos responsáveis por estudo sobre A Nova Lei de Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, apresentado no último dia 6, ele diz não acreditar em impactos imediatos da regulamentação.
Depois de 17 anos de tramitação no Congresso Nacional, a nova Lei de Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, sancionada no último dia 3, pela presidenta Dilma Rousseff, traz um enorme avanço institucional, mas ainda deixa algumas lacunas. A conclusão foi do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em estudo divulgado na sexta-feira (6), em Brasília. Entre as falhas da lei, estão a falta de uma fonte para financiamentos de benefícios de passagens no transporte público e de diretrizes para a mobilidade urbana em cidades históricas.
Em sua primeira reunião ordinária neste ano, o Conselho Diretor do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) definiu os nomes que vão dirigir a entidade no triênio 2012-2014. De acordo com a assessoria de imprensa do Sopesp, Washington Flores, representante da empresa Santos Brasil Participações S/A, foi eleito por unanimidade para o cargo de presidente.
O Governo Federal da Presidenta Dilma Roussef iniciou o lançamento do programa Ciência sem Fronteira no âmbito do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e sua agência, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a Fundação Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal) de nível superior, com a meta de enviar estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado em Engenharia, Física, Química e Biologia para as melhores faculdades e universidades em países da Europa, Ásia e América do Norte para atender à necessidade do desenvolvimento em ciência exatas no Brasil, com a distribuição de mais de 100 mil bolsas de estudos nos próximos três anos, sendo 75 mil no âmbito do Governo Federal e mais 25 mil pela empresas privadas, onde apenas a Petrobras enviará as melhores universidades no exterior cerca de 5 mil bolsistas em engenharia, onde os investimentos irão superar as marca de R$ 3,2 Bilhões de Reais até 2015.
O mercado de cessão de crédito, que contribui para reduzir os índices de inadimplência, movimentou, em 2010, cerca de R$ 400 milhões no Brasil. Dentre os principais motivos para algumas empresas venderem suas carteiras de crédito estão: a necessidade de injeção de caixa; o foco no negócio, considerando que as atividades de cobrança nãointegram o core business da maioria das firmas com dívidas a receber; custo do capital; e a comprovada dificuldade de se receber dívidas vencidas há mais tempo.