Quarta, 27 Novembro 2024

Uma alternativa segura, econômica e ambientalmente correta para o transporte urbano está aguardando sua oportunidade desde o século passado. Atualmente em operação em Porto Alegre (RS) e em Jacarta, na Indonésia, se prepara para uma prova importante: atender a demanda do município de Canoas-RS, um dos mais populosos da Região Metropolitana de Porto Alegre.

O Aeromóvel é movido a ar, sem emissão de poluentes e sem ruído, além de ser um transporte em via elevada que não interfere no tráfego local.

Portogente conversou com o empresário Marcus Coester sobre a proposta inovadora da Empresa Coester, como uma alternativa à mobilidade urbana, com impactos ainda sem precedentes no sistema de transporte de massas no país.

Portogente - A Coester tem uma longa trajetória de aposta no modal do Aeromovel. Parece-nos ser ele um modelo de transporte que atende aos desafios energéticos do século XXI. Poderia nos explicar como funciona?
Coester - O Aeromóvel é um sistema de transporte urbano de passageiros sobre trilhos que opera em via elevada sem interferência com o tráfego de superfície, adotando um sistema de propulsão pneumática do veículo a partir de unidades geradoras estacionárias chamadas de Grupo Moto Propulsores (GMP). Seu sistema é do tipo Automated People Movers (APM). O veículo é caracterizado por seu reduzido peso próprio em relação a carga útil transportada. Seu único elemento de propulsão é uma placa fixa que se desloca no interior do duto de propulsão, transmitindo ao veículo o empuxo, resultante do diferencial de pressão do ar no duto, por meio de um mastro de propulsão ligando a placa à estrutura inferior do veículo (estrado). O fluxo de ar da propulsão é dosado conforme a velocidade e aceleração requeridas para o veículo em cada situação. Funciona tanto com pressão positiva de ar como negativa (sucção), empurrando ou puxando o veículo, porém funciona também com a combinação de pressão e sucção juntas.

Portogente - Que benefícios esse modal representa como alternativa aos gargalos de mobilidade urbana no País?
Coester - Por ser um transporte em via elevada e totalmente segregada o Aeromóvel não interfere no tráfego local, os pilares da via por serem estreitos podem ser colocados no canteiro central da via. Portanto é um sistema de fácil aplicação e que não interfere no trânsito local.

Portogente - Em que países do mundo e estados brasileiros temos a presença do aeromóvel ou perspectivas de instalação no futuro?
Coester – Está em pleno funcionamento em Jacarta, na Indonésia, e em Porto Alegre, nos arredores do aeroporto. Agora foi iniciado um projeto para o centro e periferias de Canoas, no Rio Grande do Sul, nos bairros Guajuviras e Mathias Velho.

Portogente - Que avanços a tecnologia utilizada no aeromóvel traz em termos de inovação e sustentabilidade ambiental para as cidades?
Coester - O veículo totalmente automatizado, sem condutores. A tecnologia e construção 100% nacional. Sem emissão de poluentes ao meio ambiente. Baixo custo de energia elétrica e pequeno desgaste do material rodante, pois o veículo é muito leve. Como os motores ficam em casa de máquinas acusticamente isoladas evita-se a poluição sonora excessiva. Estrutura em elevado mais leve, com design moderno e sem poluição visual.

Portogente - Do ponto de vista da viabilidade econômica, que demanda de usuários/dia seria necessária para garantir a autossustentabilidade desse modal? Ele é sustentável para grandes volumes de usuários?
Coester - O aeromóvel pode trabalhar com uma capacidade de 24.000 passageiros/hora/sentido com um intervalo de 90 segundos.

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